• Tec

    Monday, 29-Apr-2024 01:09:31 -03

    Apple conquista patente para aparelho de realidade virtual que usa iPhone

    TIM BRADSHAW
    DO "FINANCIAL TIMES"

    18/02/2015 15h20

    Reprodução
    Figura de dispositivo de realidade virtual da patente obtida pela Apple lembra o Galaxy VR, da Samsung
    Figura de dispositivo de realidade virtual da patente obtida pela Apple lembra o Galaxy VR, da Samsung

    A Apple obteve patente sobre um "headset" que transforma o iPhone em tela posicionada diante dos olhos, o que despertou especulações de que a companhia pode estar se preparando para concorrer com Oculus Rift, Samsung Gear VR e Google Cardboad no mercado da realidade virtual, que vem registrando rápido desenvolvimento.

    A patente para uma "tela com apoio na cabeça", a ser usada para "acesso a mídia", se segue a uma série de anúncios de emprego no site da Apple para engenheiros com experiência no desenvolvimento de apps de realidade virtual.

    Em dois anúncios de emprego postados em novembro e repetidos na semana passada, a Apple informou estar buscando engenheiros de software para "criar apps de alto desempenho que se integrem a sistemas de realidade virtual, com o objetivo de desenvolver protótipos e testes com usuários".

    Outros dois anúncios recentes para programadores de "VR/AR" (realidade virtual/realidade aumentada) buscavam candidatos com "histórico comprovado em realidade virtual e realidade aumentada", para "permitir o desenvolvimento da próxima geração de produtos da Apple".

    Outros anúncios de emprego solicitavam inscrições de desenvolvedores para "simulações de mundo, realidade virtual e visualização, com base em física de tecnologia avançada", e experiência em desenvolvimento de aplicativos para o "headset" Oculus Rift.

    A Apple não comentou sobre sua nova patente de realidade virtual ou os anúncios de emprego.

    REALIDADE VIRTUAL

    A patente conquistada é o mais recente projeto de desenvolvimento da Apple a ser revelado desde que o "Financial Times" e outras publicações reportaram, na semana passada, sobre o laboratório secreto de desenvolvimento que a companhia criou para produtos automotivos, e que no futuro pode resultar no lançamento de um carro elétrico.

    No entanto, a Apple regularmente pesquisa tecnologias novas que nem sempre resultam no lançamento de produtos novos.

    A Apple é uma das poucas fabricantes importantes de smartphones a ainda não ter lançado um produto no mercado de realidade virtual, que vem conquistando atenção reforçada da parte do setor de tecnologia desde que o Facebook adquiriu a Oculus VR no ano passado por US$ 2 bilhões, mas cujos produtos ainda não conquistaram grande adesão da parte dos consumidores.

    Jeff Chiu-19.mar.2014/AP
    Homem testa Oculus Rift, dispositivo de realidade virtual, na GDC (Game Developer Conference) em 2014
    Homem testa Oculus Rift, dispositivo de realidade virtual, na GDC (Game Developer Conference) em 2014

    O Google lançou seu "headset" Cardboard, para uso com smartphones Android, em sua conferência para desenvolvedores no ano passado, e planeja este ano lançar uma versão baseada no brinquedo View-Master, da Mattel. O Samsung Gear VR, que usa o smartphone Galaxy Note 4 como tela e foi desenvolvido em parceria com a Oculus, chegou às lojas da cadeia de varejo norte-americana Best Buy no mês passado.

    A LG na semana passada anunciou que distribuiria gratuitamente um visor de realidade virtual para os compradores de seu novo celular G3, e a Sony está estudando usar a tecnologia nos videogames por meio do Morpheus, um periférico planejado para o PlayStation 4.

    PATENTE

    As imagens que acompanham as patentes da Apple mostram um iPhone afixado a um "headset" apoiado sobre o nariz e orelhas e que pode ser usado como um óculos.

    Um "headset" conectado por cabos a um computador pode ser "inconveniente e canhestro", a patente explica. Usar um iPhone ou iPod como tela reduz o custo, tamanho, peso e complexidade de um aparelho desse tipo.

    Um sistema muito parecido, também baseado em um smartphone, está em uso no Samsung Gear VR e no Google Cardboard, mas o pedido de patente da Apple foi apresentado em 2008, muito antes que a Oculus revivesse o interesse pela realidade virtual ao levantar capital de US$ 2,4 milhões no site Kickstarter, em 2012.

    Em 2013, a Apple adquiriu a PrimeSense, start-up israelense mais conhecida por ter criado o Kinect, o sistema de controle por movimento para os consoles de videogame da Microsoft, e também criadora de um novo sensor tridimensional pequeno o bastante para ser instalado em um smartphone ou tablet. Alguns profissionais do ramo de realidade virtual especularam que a tecnologia da PrimeSense permitiria que o "headset" de realidade virtual da Apple detectasse gestos de mãos para permitir navegação em um mundo virtual.

    No entanto, em recente artigo sobre ele na revista "New Yorker", Sir Jonathan Ive, o vice-presidente de design da Apple, descartou a ideia de "headsets" como o Google Glass, dizendo que o rosto era "o lugar errado" para posicionar tecnologia de uso cotidiano.

    Ben Bajarin, analista de tecnologia da Creative Strategies, disse que a Apple solicita muitas patentes que podem ser usadas para melhorar um produto existente, e não para criar algo novo.

    Além do projeto secreto de um carro elétrico, as experiências da Apple com a realidade virtual "reafirmam a ideia de que eles estão pensando no que virá dentro de 20 ou 30 anos, e não daqui a um ano ou dois", disse Bajarin. "Tenho certeza de que eles já trabalharam em qualquer coisa que possamos imaginar. O mundo é deles".

    Tradução de PAULO MIGLIACCI

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024