• Tec

    Monday, 06-May-2024 01:48:23 -03

    Game de aventura 'Life is Strange' põe pitada sobrenatural em drama juvenil

    ANDERSON LEONARDO
    DE SÃO PAULO

    24/02/2015 02h00

    Divulgação
    Max Caulfield, protagonista de "Life is Strange", e sua melhor amiga Chloe Price, de cabelo azul
    Max Caulfield, protagonista de "Life is Strange", e sua melhor amiga Chloe Price, de cabelo azul

    Uma adolescente que tem o dom de rebobinar o tempo vivendo em uma cidade sob a tensão do desaparecimento de uma garota lésbica. Essa é uma das tramas de "Life is Strange", novo game de aventura em que as escolhas do jogador influenciam o desenrolar do enredo.

    Desenvolvido pelo estúdio francês Dontnod, o jogo é dividido em cinco capítulos, aposta fortemente na exploração dos ambientes para contar a história e gira em torno de duas temáticas principais: adolescência e poderes sobrenaturais.

    Max Caulfield, a protagonista, acaba de fazer 18 anos e, sem os pais, retorna à sua cidade natal, na região costeira de Oregon (EUA), para cursar fotografia na renomada Blackwell Academy.

    Ela tem uma vida nova, morando no dormitório do campus da universidade, convivendo com pessoas até então desconhecidas (algumas tóxicas, perigosas) e reencontrando a melhor amiga Chloe Price depois de cinco anos sem vê-la.

    Max, no entanto, descobre que possui um dom sobrenatural com o qual precisa lidar, o de voltar no tempo. Além disso, o mistério do sumiço de Rachel Amber, estudante da Blackwell e ex-namorada de Chloe, envolve a cidadezinha de Arcadia Bay.

    Trailer de 'Life is Strange'

    É forte e significativa a presença feminina no game. Segundo os desenvolvedores da Dontnod, "a Square Enix foi basicamente a única distribuidora que não quis trocar Max por um protagonista masculino".

    A dinâmica de viagem no tempo controlada por um botão do joystick dá uma sensação de onipotência. O jogador pode usá-la para refazer uma interação completa com outro personagem ou salvar um passarinho da morte, impedindo-o de colidir com uma janela de vidro fechada.

    Se não fossem a atuação falha e pouco convincente dos personagens em alguns momentos e a ligeira, porém incômoda, dessincronização de áudio em suas falas, o primeiro episódio de "Life is Strange" seria uma experiência mais consistente.

    Mesmo assim, a estreia da série mostra que a nova narrativa interativa da Square Enix tem potencial para ser um bom, se não ótimo, jogo de aventura. Há muito o que ser explorado nos próximos quatro episódios.

    O segundo capítulo do game será lançado em março. As sequências devem estar disponíveis até o fim de 2015.

    *

    'LIFE IS STRANGE' – EPISÓDIO 1: 'CHRYSALIS'
    DESENVOLVEDOR Dontnod
    PLATAFORMAS Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3 e PC
    ONDE lifeisstrange.com
    QUANTO R$ 10 (todos os episódios por R$ 40)
    CLASSIFICAÇÃO Ótimo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024