• Tec

    Sunday, 05-May-2024 12:22:51 -03

    Sony quer substituir PCs com novo tablet; empresa lança rival do Moto G

    BRUNO ROMANI
    ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

    02/03/2015 05h42

    A Sony anunciou nesta segunda-feira (2) no MWC, maior evento da telefonia móvel, um novo tablet que visa competir também com notebooks. Apesar de ter se livrado da sua divisão de PCs no ano passado, a companhia parece não ter esquecido a categoria ainda.

    O aparelho, chamado Xperia Z4, vem equipado com o potente Snapdragon 810, processador topo de linha da Qualcomm, e com os apps do Microsoft Office. Além disso, tem um teclado Bluetooth destacável, parecido com o do Microsoft Surface, o tablet da companhia fundada por Bill Gates.

    Divulgação
    Tablet Xperia Z4, da Sony, visa competir também com notebooks
    Tablet Xperia Z4, da Sony, visa competir também com notebooks

    Para completar a experiência de um PC, o aparelho, que roda Android Lollipop (5.0), tem um acionador no canto esquerdo da tela que lembra o botão iniciar do Windows.

    Como tablet, porém, ele não decepciona. A tela de 10 polegadas (2.560 pixels x 1.600 pixels) é abrigada em corpo fino (6,1 milímetros, como o iPad Air 2) e leve (393 gramas, mais leve que o tablet da Apple).

    Outra característica comum em outros aparelhos da Sony, o Z4 também é à prova d'água –a entrada USB dispensa até uma portinha no local, ficando aberta o tempo todo (mas precisa estar seca para funcionar).

    SUPER MÉDIO

    A empresa também anunciou um novo celular na categoria de preços médios –batizada por Hitoki Totoki, novo presidente da divisão de celulares da Sony, de "super média", por trazer bons recursos a um preço relativamente baixo. Será um competidor do Moto G, da Motorola.

    O M4 Aqua ficará na faixa dos R$ 1.000 e traz um design parecido com o do Z3, topo de linha da Sony. Mas o corpo é feito de plástico. O lançamento é pouco comum para a Sony, que sempre dedicou seus eventos no MWC para aparelhos topo de linha.

    Os problemas econômicos da divisão de celulares, porém, mudaram o foco da empresa. "Precisamos reduzir de tamanho para ter lucro", afirmou Totoki na apresentação.

    O aparelho conta com uma tela de cinco polegadas (1.280 pixels x 720 pixels), processador Snapdragon 615 (o primeiro de oito núcleos e 64 bits em um telefone da companhia), 2 Gbytes de memória, 8 Gbytes de armazenamento e câmera traseira de 13 Mpixels.

    A bateria, promete a empresa, pode durar até dois dias. O M4 também é à prova d'água: aguenta até 30 minutos em uma profundidade de 1,5 metro.

    O jornalista Bruno Romani viajou a convite da Samsung

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024