• Tec

    Saturday, 04-May-2024 18:21:21 -03

    'Acessibilidade pode ser oportunidade de negócios', dizem empresas

    BRUNO ROMANI
    ENVIADO ESPECIAL A BARCELONA

    04/03/2015 18h49

    "O mercado de tecnologia para pessoas com deficiência pode ser uma grande oportunidade de negócios para empresas", afirma o analista Chris Lewis

    Durante o Mobile World Congress, ele se juntou a representantes de companhias como IBM, Google e Microsoft, para debater sobre como deficientes físicos podem se beneficiar da tecnologia.

    Segundo Lewis, 1 bilhão de pessoas no mundo sofre com algum tipo de deficiência ou limitação: 360 milhões têm problemas auditivos, 285 milhões problemas de visão, 194 milhões dificuldades cognitivas ou de aprendizado, 13 milhões deficiência física e 148 milhões outros tipos de limitações.

    Dessas, 4% são crianças, 10% são adultos em idade de trabalho e 77% são aposentados. Juntos, têm poder de compra de US$ 2,3 trilhões, enquanto esse número para seus familiares e amigos salta para US$ 4,5 trilhões. Além de receberem do estado US$ 1,2 trilhão em benefícios.

    Como gerar negócios para esse grupo? "Criar produtos que possam ser utilizados por qualquer um, com ou sem deficiência", afirmou Rob Sinclair, executivo-chefe de acessibilidade da Microsoft.

    Ele deu um exemplo simples: uma pessoa que não pode olhar a tela do smartphone não é apenas alguém com deficiência visual. Ela pode ser uma pessoa com a visão 100% saudável que está ao volante do carro.

    De acordo com Sinclair, tecnologias de assistência produzidas para deficientes também podem ser utilizadas por 85% da população que vive alguma limitação situacional durante o dia a dia, como o motorista ao volante que não pode olhar para o smartphone. Isso, claro, poderia beneficiar um grupo ainda maior de pessoas.

    "Os deficientes também querem usar os dispositivos da moda, como o iPhone, e não só produtos especiais" afirma Lewis, que há 30 anos sofre com uma cegueira parcial.

    Frances W. West, executiva-chefe de acessibilidade da IBM, acredita que a acessibilidade precisa ser integrada durante os estágios de design e desenvolvimento de qualquer produto.

    "Esse é um grande negócio e ajuda a melhorar os produtos de forma geral", afirma Michael Miligan, secretário geral do Fórum de Fabricantes de Dispositivos Móveis.

    O jornalista BRUNO ROMANI viajou a convite da Samsung

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024