• Tec

    Monday, 29-Apr-2024 11:07:54 -03

    Serviço de ligação pelo WhatsApp gera corrida por convite

    DE SÃO PAULO

    17/03/2015 02h00

    Equiparando-se a concorrentes como o Viber e o Line, o aplicativo de mensagens WhatsApp incluiu sem alarde –apesar da grande comoção entre alguns usuários– chamadas telefônicas usando a conexão à internet.

    A capacidade foi disponibilizada apenas para o sistema Android em um esquema de convite: quem deseja a função precisa receber uma ligação de quem já a possui

    Isso fez com que usuários publicassem o próprio número em redes sociais como o Twitter na esperança de desbloquear o sistema.

    Divulgação
    O WhatsApp em sua versão para Android
    O WhatsApp em sua versão para Android

    O analista de segurança da informação Vinícius K-Max, 33, conta que fez entre 40 e 50 ligações em quatro dias para pessoas interessadas no recurso –a última foi no fim de semana. "Aí começou a semana, o trabalho me chamou e eu considerei a missão cumprida."

    João Henrique Faleiro, 24, atendente em um salão de beleza de Goiânia, diz não temer problemas com privacidade. "Se eu fosse uma celebridade, sim", conta –ninguém ligou para ele ainda.

    André Pacheco, universitário de 19 anos, usou a mesma estratégia e teve sucesso. "Já abandonei o Viber", diz.

    O sistema de convite está intermitente. Na tarde desta segunda-feira (16), a Folha ligou para alguns números, mas os usuários não tiveram o sistema desbloqueado. Na sexta-feira (13), o recurso estava funcionando.

    Nas ligações, a conversa flui bem na conexão wi-fi ou 3G, sem cortes, mas é comum que haja eco excessivo, com o usuário ouvindo a própria voz após alguns segundos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024