• Tec

    Wednesday, 01-May-2024 00:41:15 -03

    App quer 'colecionar sabedoria da humanidade' por meio de entrevistas

    FERNANDA EZABELLA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA em VANCOUVER (CANADÁ)

    31/03/2015 02h00

    O americano Dave Isay é responsável por mais de 50 mil entrevistas em pouco mais de uma década sem ter feito qualquer pergunta.

    Ele é o criador do StoryCorps, uma organização de histórias orais que começou com uma cabine à prova de som instalada na Estação Central de Nova York, em 2003, e hoje chega a celulares do mundo todo num aplicativo gratuito.

    O software tenta replicar a experiência das cabines do StoryCorps, reunindo duas pessoas de cada vez para uma conversa frente a frente de 40 minutos, com a ajuda de um facilitador. Esse último elemento, que ajuda a bolar as perguntas e gravar a entrevista, é agora o celular, que mostra como fazê-la, além de trazer ferramentas de edição e dicas de como se preparar.

    Isay quer "colecionar a sabedoria da humanidade". "Ouvir alguém com atenção é um dos presentes mais valiosos que podemos dar a alguém", disse o ganhador do TED Prize, um prêmio de US$ 1 milhão para ajudar a realizar "desejos" com potencial de mudanças globais.

    Bret Hartman - 16.mar.2015/Divulgação
    Dave Isay se apresenta no ciclo de palestras TED, no Canadá
    Dave Isay se apresenta no ciclo de palestras TED, no Canadá

    O novo app, disponível em Android e iOS, foi feito em menos de dois meses para ser lançado no TED, evento de conferências que aconteceu neste mês em Vancouver.

    "Você pode ter uma conversa com alguém que é importante na sua vida e daqui a cem, 200, 500 anos, seus tataranetos poderão entender um pouco da onde eles vieram", afirma Isay.

    "Adoraria ver gente usando o aplicativo em casas de repouso, hospitais e até prisões para dar voz a pessoas que acham que suas vidas não importam."

    Todo o áudio coletado vai parar na Biblioteca do Congresso, quando autorizado pelos usuários, e Isay espera que no futuro cada país crie um arquivo similar.

    Muitas das histórias da StoryCorps aparecem no site do grupo ou são transmitidas no rádio e, às vezes, até viram curtas de animação. Embora a maioria seja de anônimos, há alguns famosos, como Barack Obama, que entrevistou um jovem de uma instituição para adolescentes carentes.

    No momento, o programa está disponível apenas em inglês, mas é possível gravar em qualquer língua.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024