• Tec

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:37:35 -03

    Game da série 'Battlefield' tem menos sangue e mais estratégia

    ANDERSON LEONARDO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    14/04/2015 02h00

    Conhecida pela temática militarista, com sequências de ação de grandes proporções, a série de games de tiro em primeira pessoa "Battlefield" tomou um rumo mais local e policial em seu último título, mas sem abandonar completamente a fórmula.

    Lançado no fim de março como resultado de uma parceria entre os estúdios DICE, da Electronic Arts, e Visceral Games, "Battlefield Hardline" se afasta dos conflitos internacionais para desenvolver uma relação policial versus bandido. Na maior parte do tempo, o conflito acontece em Miami.

    A campanha, no modo em que o jogador combate sozinho, é o grande destaque do game, que oferece uma boa narrativa com reviravoltas interessantes. Dessa forma, o jogador mais inexperiente não se sente totalmente frustrado por morrer inúmeras vezes em partidas multijogador on-line, que têm sido o foco cada vez maior do gênero.

    Divulgação
    Imagem promocional do jogo de tiro em primeira pessoa "Battlefield Hardline", lançado em março
    Imagem promocional do jogo de tiro em primeira pessoa "Battlefield Hardline", lançado em março

    "Hardline" acompanha o detetive Nick Mendoza, um cubano recém-admitido na divisão de narcóticos da polícia que descobre um esquema de corrupção envolvendo traficantes e seus próprios companheiros de trabalho.

    A divisão da trama em episódios e as sequências cinematográficas dão ao game um quê de seriado de televisão. Não é uma história exatamente original, mas é uma evolução em relação às dos títulos anteriores, em geral ruins.

    Com a guinada policial, o novo "Battlefield" ganhou um foco maior em combate furtivo, incluindo mecânicas que permitem ao jogador derrotar inimigos sem partir para a sanguinolência. Isso torna o game mais estratégico.

    Ao mostrar seu distintivo, por exemplo, o jogador pode prender e imobilizar até três adversários, desde que fique atento a cada um dos inimigos e reprima qualquer resistência ou conflito armado mirando sua arma para eles.

    Tal mecânica possui algumas inconsistências de design. Em certo ponto da narrativa, Mendoza perde seu distintivo e se torna mal quisto pela polícia, mas mesmo assim consegue executar as prisões. Além disso, anunciar em voz alta o ato da prisão não chama a atenção de nenhum inimigo próximo, a não ser que ele esteja olhando diretamente para você.

    O antagonismo policial x bandido é levado também para o modo multijogador, que conta com estilos clássicos de combate da série (como "conquista" e "cada um por si") e novidades que exploram a temática de "Hardline".

    Em um deles, chamado "roubo", jogadores no time dos bandidos precisam saquear um cofre repleto de dinheiro enquanto os adversários devem contê-los.

    *

    BATTLEFIELD HARDLINE
    PLATAFORMAS PC, Xbox One, Xbox 360, PS4 e PS3
    AVALIAÇÃO Bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024