Na semana passada, o Brasil foi o país que mais fez downloads do aplicativo Dubsmash, que serve para o usuário "dublar" o trecho de uma música ou o diálogo de um filme, por exemplo, e enviar o vídeo para os amigos.
O app foi lançado em novembro de 2014, mas só se tornou popular por aqui depois que celebridades como o jogador Neymar começaram a usá-lo. Criado por um grupo de alemães, o sistema foi baixado mais de 20 milhões de vezes no mundo.
Esse, na verdade, foi o terceiro aplicativo criado pelo grupo, que se conheceu em 2013 em um evento de programação em Berlim –nenhum deles teve sucesso. O último, chamado Starlize, permitia que o usuário criasse vídeos musicais pessoais.
"Todos os apps tinham vídeos, mas eram muito complicados, então os fundadores decidiram reduzir o número de recursos", conta Matéo Sossah, 26, diretor de operações da companhia.
Hoje, o principal uso do Dubsmash é criar os vídeos com as dublagens, que podem ser enviados pelo WhatsApp, por exemplo. De acordo com Sossah, a ideia é tornar a ferramenta mais parecida com uma rede social, com recursos que permitam que as pessoas troquem os filmes na plataforma.
Isso permitiria que a companhia fugisse do perigo de criar um aplicativo que fica muito popular rapidamente, mas acaba esquecida também, algo que Sossah diz não temer por estar "ouvindo os usuários".