• Tec

    Monday, 29-Apr-2024 07:15:07 -03

    Grooveshark, site de streaming de músicas, é fechado após processos

    DE SÃO PAULO

    04/05/2015 17h26

    Reprodução
    Serviço Grooveshark antes do encerramento das atividades (à esq.) e a carta de despedida posta no ar na semana passada (dir.)
    Serviço Grooveshark antes do encerramento das atividades (à esq.) e a carta de despedida posta no ar

    Um dos pioneiros no segmento de música por streaming (download progressivo), o serviço Grooveshark encerrou suas atividades nesta sexta (1º) como parte de um acordo judicial com empresas da indústria fonográfica.

    O site lançado em 2007, que permitia que usuários enviassem arquivos de áudio que poderiam ser ouvidos pelos demais –e que, assim, viabilizava a pirataria–, deixou uma mensagem de despedida no domínio em que seu site era hospedado.

    "Apesar das nossas melhores intenções, cometemos erros muito sérios", escreve a companhia. "Não conseguimos obter as licenças dos detentores dos direitos sobre a vasta quantidade de música no serviço. Isso estava errado, e pedimos desculpas."

    A empresa afirma que, como parte da decisão, o site teve de ser encerrado imediatamente, além de apagar todos os arquivos protegidos e ceder o domínio da página na web, dos aplicativos do Grooveshark e sua propriedade intelectual, incluindo as patentes e direitos autorais.

    Em outubro do ano passado, o juiz americano Thomas Griesa determinou que a desenvolvedora do site, Escape Media Group, havia infringido direitos autorais, apontando o desfecho do processo datado de 2011.

    Na semana passada, Griesa afirmou em tribunal que a multa poderia chegar a US$ 150 mil por canção pirateada, mas deixou a critério do júri que começou o julgamento nesta segunda-feira (4).

    "Quando de nosso lançamento, poucos serviços de música proviam o que queríamos oferecer", diz a missiva, assinada na noite de 30 de abril nos EUA –quando já era o dia seguinte no Brasil.

    "Agora, felizmente há centenas de serviços amigáveis, acessíveis e disponíveis para escolha, entre os quais Spotify, Deezer, Google Play, Beats Music, Rhapsody e Rdio."

    Nesta terça-feira (5), foi divulgado que um clone do site havia sido posto no ar com todo o acervo do Grooveshark, no endereço Grooveshark.io.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024