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    Carros conectados podem causar engarrafamentos de dados

    DA REUTERS

    21/05/2015 13h26

    No futuro, congestionamentos no trânsito podem causar interferências de dados potencialmente perigosas. O motivo: carros cheios de recursos de navegação, entretenimento e segurança, que disputam ondas radiofônicas com smartphones, tablets e ferramentas ligadas a outros veículos.

    Até 2024, as redes móveis verão as conexões máquina-a-máquina (M2M, na sigla em inglês) chegar ao número de 2,3 bilhões, quase dez vezes os 250 milhões de 2014. Metade destas conexões será automotiva, diz um estudo publicado nesta quinta-feira (21) pela consultoria Machina Research.

    Nas ruas e estradas, cerca de um em cada cinco veículos no mundo todo terá alguma forma de conexão com redes sem fio até 2020, ou mais de 250 milhões de veículos conectados, segundo uma projeção da empresa de pesquisa de tecnologia Gartner.

    Justin Sullivan - 2.fev.15/AFP
    Presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, ao lado do Secretário de Transportes dos EUA, Anthony Foxx dividem carro autônomo em Mountain View
    Presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, ao lado do Secretário de Transportes dos EUA, Anthony Foxx dividem carro autônomo em Mountain View

    Carros conectados com conexões wi-fi a bordo podem causar picos na demanda de dados de celular quando o tráfego travar –isso porque é natural que motoristas busquem rotas alternativas e passageiros, entediados, procurem entretenimento em celulares e tablets.

    A pesquisa afirma que sistemas de navegação e detecção de colisão que dependem de redes locais para identificar obstáculos podem então ficar sobrecarregadas, se não forem cuidadosamente projetadas e reguladas.

    O relatório diz que os riscos vão aumentar durante a próxima década, mas não chega a pintar um cenário de engavetamentos sangrentos em estradas.

    Estes cenários podem ser evitados se operadores de rede prestarem mais atenção ao gerenciamento de demandas imprevisíveis e crescentes de dados em áreas congestionadas. E se fabricantes de dispositivos se esforçarem mais para assegurar que seus produtos não vão interferir com outros usuários de rede.

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