• Tec

    Sunday, 19-May-2024 01:26:20 -03

    Saída de presidente dá poucas pistas sobre futuro do Twitter

    DA REUTERS

    12/06/2015 12h45

    O anúncio do Twitter de que Dick Costolo deixará o cargo de presidente-executivo no dia 1º de julho teve bastante aclamações, mas ofereceu poucas pistas sobre como a companhia enfrentará seu maior problema: fazer o número de usuários crescer.

    Costolo será substituído interinamente por um dos fundadores da empresa, Jack Dorsey. Autor do primeiro tuíte publicado do microblog, Dorsey, também foi o primeiro a exercer o cargo no Twitter, entre 2007 e 2008. Atualmente, presidia o conselho administrativo. Além disso, é diretor-fundador da Square, especializada em pagamentos móveis, e continuará a exercer suas funções.

    Rick Wilking - 9.jul.13/Reuters
    Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, em conferência em 2013
    Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, em conferência em 2013

    Segundo analistas, o Twitter tem um futuro incerto a menos que consiga reverter a desaceleração no crescimento do número de usuários introduzindo novos recursos que ajudarão o serviço a conquistar uma fatia maior do mercado de publicidade digital de rivais como o Facebook.

    Depois de ingressar na Bolsa no início de novembro de 2013, a empresa parece ter tido problemas para convencer os investidores de sua capacidade para acelerar seu crescimento. O Twitter continua deficitário, com uma perda líquida de US$ 162 milhões no primeiro trimestre contra a perda de US$ 132 milhões há um ano.

    Mesmo agora seus 300 milhões de usuários podem representar um alvo de aquisição, disseram alguns analistas, com o Google apontado como o mais provável interessado.

    O valor atual de mercado do Twitter é de cerca de US$ 23,5 bilhões, sugerindo que uma oferta teria que ser feita em cerca de US$ 30 bilhões.

    Por enquanto, a principal questão para investidores é a falta de clareza sobre as perspectivas da companhia, escreveram analistas da Macquarie Research.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024