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    Geração de nativos digitais dispensa computador e tem sonhos tradicionais

    PAULA LEITE
    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    08/07/2015 02h00

    Editoria de Arte/Folhapress
    Dos brasileiros que têm entre 16 e 24 anos, 83% acesam diariamente a internet pelo celular
    Dos brasileiros que têm entre 16 e 24 anos, 83% acesam diariamente a internet pelo celular

    Perto de completar 95 anos, a Folha ainda é jovem. Faz apenas 20 anos que ela deixou de ser só de papel e estreou na internet, com a FolhaWeb, lançada em 9 de julho de 1995.

    Na mesma época, nascia a geração chamada por especialistas de "nativa digital". Quando seus integrantes foram alfabetizados, já existia a internet comercial, que chegou ao país em 1995 –ainda que levasse alguns anos até que ela se popularizasse.

    Esses jovens podem não ter acessado a internet na infância, mas boa parte passou a pré-adolescência em lan houses, jogando on-line e tendo o primeiro gostinho de rede social com o Orkut, que arrastou multidões no Brasil a partir de 2004 até ser ultrapassado pelo Facebook em 2011.

    No início era caro ter computador em casa. Mas quase não deu tempo de os PCs e a banda larga se popularizarem e já foram logo atropelados pela explosão da telefonia celular.

    GERAÇÃO SMARTPHONE

    Pesquisa Datafolha encomendada pelo jornal para entender a geração que cresceu conectada confirma a preferência explícita pelo celular.

    Dos brasileiros que têm entre 16 e 24 anos, 78% têm o próprio smartphone ou moram em um lar com um –um índice menor deles, de 68%, têm computador ou notebook em casa.

    Entre os adultos com 25 anos ou mais a preferência se inverte: 60% têm computador ou notebook no domicílio e 52% têm smartphone.

    E há jovens que nem sentem falta de computador. O blogueiro Leonardo Moya, 23, é um deles. Ele escreve e publica textos, além de filmar, editar e publicar vídeos, tudo pelo dispositivo móvel.

    "Desde que comecei a usar meu smartphone, não senti mais necessidade de um computador", diz.

    VIDA ON-LINE

    O mesmo jovem que aceitou tão rapidamente as novidades tecnológicas mostra também um lado tradicional.

    Os itens que considera mais importantes em sua vida são saúde, família, trabalho e estudo –esses aparecem à frente de quesitos como amigos, sexo e beleza.

    O objetivo mais citado não é ficar rico nem mesmo ser feliz. É alcançar a profissão dos sonhos, o que geralmente envolve um curso superior.

    Bruno Komatsu, pesquisador do Centro de Políticas Públicas do Insper, diz que o aumento da renda dos adultos está relacionada a uma maior possibilidade de os jovens continuarem os estudos.

    Isso, somado a fatores como programas do governo, levou mais jovens às faculdades: em 2010, segundo o Ipea, 14% dos jovens de 18 a 24 anos estavam no ensino superior, ante 7,4% em 2000.

    O maior medo dos jovens é a morte de um parente ou alguém próximo -em que os jovens diferem dos brasileiros de 25 anos ou mais, cujo maior pesadelo é a violência.

    O jovem, em sua maioria, também rejeita o aborto, a maconha e os vídeos pornográficos, embora a rejeição aos dois primeiros tenha caído. A pesquisa ouviu 2.437 pessoas em 175 cidades do Brasil em junho deste ano.

    Clique aqui para ler mais sobre essa geração e conhece a história da presença digital da Folha.

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