• Tec

    Saturday, 27-Apr-2024 17:37:53 -03

    Jogadores de games passarão por exame antidoping em competições

    DE SÃO PAULO

    23/07/2015 18h41

    A Liga de Esportes Eletrônicos (ESL, na sigla em inglês), uma das maiores organizadoras de torneios de games do mundo, anunciou nesta quinta-feira (23) uma parceria com a agência antidoping da Alemanha para identificar jogadores que fizerem uso de drogas para ter o desempenho melhorado em seus torneios.

    A polêmica envolvendo o doping nos esportes eletrônicos começou há cerca de uma semana, quando Kory Friesen, um dos principais jogadores do game "Counter Strike: GO", revelou já ter usado o medicamento Adderal antes de partidas.

    O remédio é recomendado para tratar transtorno de deficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Para pessoas sem o TDAH, o uso pode estimular o estado de atenção, fazendo as reações serem mais rápidas, o que contribui para ter um rendimento melhor nos jogos.

    Reprodução/Facebook/ESL
    Jogador em campeonato da ESL
    Jogador em campeonato da ESL

    Para evitar o ganho de desempenho a partir do uso de medicamentos, a ESL disse que fará testes antidoping nos jogadores, começando em um torneio de "Counter Strike: GO" que acontecerá em agosto na Alemanha. Eles também passarão por exames nas outras grandes competições da empresa.

    "Alterações nas regras das competições, incluindo a lista de substâncias proibidas, métodos de testes e possíveis punições a participantes pegos usando drogas que melhorem o desempenho serão informadas aos jogadores", diz a liga em um comunicado.

    Geralmente, grandes quantias em dinheiro são entregues aos vencedores, o que acaba estimulando alguns jogadores a utilizarem determinadas substâncias que estimulem o rendimento.

    Fora a parceria com a agência alemã, a ESL disse que vai se reunir com a Wada (Agência Mundial Antidoping) para criar um programa de prevenção do uso de drogas que aumentem o desempenho dos atletas, para ser aplicado em competições em todo o mundo.

    O objetivo do programa será ajudar os jogadores a lidar com a pressão física e emocional de ser um atleta profissional das competições de games.

    O regulamento da ESL proíbe que o uso de drogas que aumentem o desempenho, embora não cite o Adderal entre as restrições.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024