• Tec

    Saturday, 18-May-2024 10:33:39 -03

    Investidores celebram transparência em mudança estrutural do Google

    DA REUTERS

    11/08/2015 14h40

    O Google anunciou uma surpreendente reformulação de sua estrutura operacional nesta segunda-feira (10), criando a Alphabet, uma holding para abrigar suas muitas subsidiárias e separar o principal negócio de busca e publicidade na internet de novos investimentos, como carros que se dirigem sozinhos.

    A mudança pareceu ser um esforço da companhia para focar seus projetos mais criativos e ambiciosos. Investidores comemoraram o potencial para maior transparência financeira em segmentos da empresa.

    "Isso sugere que, muito provavelmente, o Google não vai diminuir o ritmo de projetos experimentais como os carros que se dirigem sozinhos", disse Michael Yoshikami, diretor da Destionation Wealth Management, que tem US$ 1,5 bilhões sob gestão.

    A notícia surpresa elevou o valor das ações do Google em até 7%, para US$ 708.

    A nova estrutura pode dar a Wall Street uma maior percepção dos investimentos da companhia em projetos ambiciosos como o Google X, um laboratório sigiloso que produziu o impopular Google Glass.

    "Eles estão cientes que têm essa mistura de empresas", disse Roger Kay, analista da Endpoint Technologies Associates. "Talvez seja melhor separá-las um pouco e deixar claro quais estão trazendo a melhor parte, quais são projetos científicos e quais são apostas de longo prazo."

    A companhia, baseada em Mountain View e fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998, deixou de ser apenas uma ferramenta de busca na internet para se tornar um conglomerado de longo alcance que emprega mais de 40 mil pessoas ao redor do mundo.

    A estrutura planejada pelo Google se parece com a de empresas como Berkshire Hathaway [do multibilionário Warren Buffett] e General Electric, com uma unidade central que comanda atividades corporativas, como finanças, e outras unidades relativamente independentes focadas em áreas específicas.

    Sob a nova estrutura, a unidade Google vai englobar, além da ferramenta de busca, o Google Maps e o YouTube.

    Além do Google X, os novos empreendimentos da companhia, como Calico (saúde e longevidade) e Nest (produtos inteligentes para a casa), serão gerenciados separadamente. Outras unidades que são parte da nova estrutura incluem Fiber (banda larga), os braços de investimento Ventures e a Capital, que investe em grandes empresas de tecnologia.

    Justin Sullivan/AFP
    Sundar Pichai, 43, que já foi vice-presidente sênior de produtos, será o novo diretor do Google
    Sundar Pichai, 43, que já foi vice-presidente sênior de produtos, será o novo diretor do Google

    NOVA ESTRUTURA

    A Alphabet substituirá o Google como empresa listada em bolsa e todas as ações do Google vão ser convertidas automaticamente para o mesmo número de ações da Alphabet, com os mesmos direitos.

    "A nova estrutura vai nos permitir manter um tremendo foco nas extraordinárias oportunidades que temos dentro do Google", disse Page, atual CEO da empresa, em um comunicado. Page terá o mesmo cargo na Alphabet.

    Analistas dizem que a nova organização pode sinalizar uma nova era de disciplina fiscal e transparência em algumas das unidades mais opacas e experimentais da empresa.

    O Google disse, em ofício enviado à Securities and Exchange Commission, que o novo modelo terá efeito ainda neste ano, mas daqui a alguns meses, e que provavelmente vai resultar em dois segmentos financeiros.

    "Por exemplo, se uma unidade está indo bem ou mal, eles podem impulsioná-la mais ou menos e formar parcerias ou companhias diferentes", disse Kay, da Endpoint Technologies.

    Outros analistas foram cautelosos, dizendo que a nova holding precisaria providenciar mais detalhes dos fluxos de caixa dos segmentos de negócios experimentais.

    "Separar-se em dois segmentos diferentes –bom, não é uma coisa terrível. É melhor do que não fazê-lo, mas, por outro lado, você vai ter uma tonelada de negócios enterrados no meio de um legado do Google", disse Brian Wieser, analista do grupo Pivotal Research.

    A mudança também parece levar a marca de Ruth Porat, que se juntou ao Google como diretora financeira em março, vinda do Morgan Stanley. Na recente conferência trimestral da empresa, Porat, que será CFO da Alphabet e do Google, enfatizou repetidamente a ideia de manter as finanças sob controle.

    Com Page capitaneando a Alphabet, Sundar Pichai, um executivo de longa data do Google que, mais recentemente, serviu como vice-presidente sênior de produtos, será o diretor do Google. Pichai, executivo popular que supervisionou os segmentos do sistema operacional Android e do Google Chrome, é respeitado no Vale do Silício por atrair engenheiros de ponta.

    Cofundador do Google, Brin será presidente da Alphabet e Eric Schmidt, hoje presidente do Conselho do Google, será presidente executivo. Os atuais diretores da empresa também continuarão com seus cargos na Alphabet.

    Analistas dizem que a reformulação pode ser seguida por mais mudanças estruturais no futuro.

    "Esse pode ser o primeiro de vários passos", disse Rick Summer, analista da Morningstar.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024