• Tec

    Monday, 29-Apr-2024 07:44:00 -03

    Samsung apresenta Note 5 e S6 edge+, dois novos celulares de tela grande

    YURI GONZAGA
    ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

    13/08/2015 12h51

    Yuri Gonzaga/Folhapress
    JK Shin, presidente-executivo da Samsung, anuncia as novidades no evento em NY
    JK Shin, presidente-executivo da Samsung, anuncia as novidades no evento em NY

    A Samsung apresentou nesta quinta-feira (13) dois novos aparelhos de tela grande, o Galaxy Note 5, que ganhou atualizações no software e ligeiras melhorias no hardware, e o Galaxy S6 edge+, uma versão maior do smartphone do S6 edge, que tem as bordas da tela curvadas.

    Os celulares serão lançado no mercado brasileiro no mês que vem, segundo a Samsung.

    No evento, realizado no Lincoln Center, em Nova York (EUA), a empresa também tornou oficial seu sistema de pagamentos móveis Samsung Pay –que chega aos EUA no mês que vem– e mostrou um pequeno vídeo de um futuro relógio inteligente, a ser detalhado durante a feira IFA, de Berlim, no próximo dia 3.

    O novo Note é a quinta geração da linha de celulares conhecida por ter inaugurado a categoria "phablets" (telefones-tablet) e por usar uma caneta "stylus".

    A Samsung antecipou o lançamento da linha Note –anteriormente atualizada durante a IFA– para poder ter um pouco mais de tempo longe da sombra da próxima geração do iPhone, que deve ser anunciada pela Apple no começo de setembro.

    O design do novo Note combina elementos da versão 4 com elementos do Galaxy S6. A tela de 5,7 polegadas (resolução quad HD) continua plana, mas a traseira do aparelho ganhou curvas, como se fosse um Galaxy S6 inverso. O plástico foi definitivamente substituído por vidro e metal, escolhas elogiadas no Galaxy S6.

    Uma das novidades em software do novo Note é o aplicativo da caneta stylus que acompanha o celular (e fica embutida no corpo do aparelho, ativada por um sistema de mola). Agora, não é preciso desbloquear o celular ou abrir um app para fazer anotações manuscritas: assim que a caneta é destacada, é possível escrever mesmo na tela de bloqueio.

    O menu Air Command, ativado pelo botão físico da caneta stylus, ganhou um novo visual. E o aparelho agora ganhou um teclado físico que é acoplado na parte frontal ou na traseira do aparelho. Será vendido como um acessório para o Galaxy Note 5, por US$ 80 (cerca de R$ 280) nos EUA.

    S6 EDGE+

    Além do corpo e da tela maiores, o Galaxy S6 edge+ apresenta poucas diferenças em relação ao S6 edge, lançado em abril deste ano junto com o Galaxy S6, que tem tela plana.

    O alvo é o iPhone 6 Plus, concorrente lançado em novembro passado. Em largura, o S6 edge+ é menor que o aparelho da Apple, mas a tela do novo Galaxy (5,7 polegadas) é maior que as 5,5 polegadas do iPhone.

    Seguindo uma tendência na internet, o Galaxy S6 edge+ virá com uma ferramenta para fazer transmissão de vídeo ao vivo direto para o YouTube, seja para pessoas selecionadas ou para toda a internet. Os telefones são capazes de transmitir vídeos em até 1.080p em 60 quadros por segundo.

    O Galaxy S6 edge+ conta com 4 Gbytes de memória –o máximo já lançado em um telefone da Samsung. O S6, do começo do ano, tinha 3 Gbytes.

    Tanto o Galaxy S6 edge+ quanto o Galaxy Note 5 têm a capacidade de fazer vídeo em resolução 4K. A bateria do Galaxy S6 edge+ poderá ser recarregada completamente por meio da tecnologia de indução (sem fios) em duas horas, segundo a empresa.

    Os dois aparelhos terão versões com 32 Gbytes ou 64 Gbytes de armazenamento; a câmera traseira tem 16 Mpixels, e a frontal, 5 Mpixels.

    Antes de chegar às prateleiras nos EUA, no dia 21 (sexta-feira da semana que vem), os aparelhos começam a ser comercializados em regime de pré-venda a partir desta quinta (13).

    SAMSUNG PAY E NOVO RELÓGIO

    A Samsung também voltou a falar sobre sua plataforma de pagamentos, a Samsung Pay, anunciada em março último.

    O sistema estará disponível a partir de 20 de agosto na Coreia do Sul e em 28 de setembro nos EUA; China, Espanha e Reino Unido serão os próximos países a recebê-lo.

    O Samsung Pay conta com uma tecnologia chamada MST (transmissão magnética segura, na sigla em inglês), que permitirá pagamentos em qualquer máquina de cartão de crédito ou débito com leitor de tarja magnética –não apenas nas equipadas com NFC, tecnologia requerida pelas plataformas Apple Pay e Android Pay.

    No final do evento, a Samsung também fez menção ao que deve ser o Gear S2, relógio inteligente que será apresentado no começo de setembro em Berlim.

    Aparentemente, o futuro smartwatch será equipado com o sistema Tizen, aposta da Samsung para depender menos do Android, do Google. O Tizen é usado em aparelhos de "internet das coisas" da Samsung, como geladeiras inteligentes e smarTVs.

    No último trimestre fiscal da Apple, a empresa cofundada por Steve Jobs registrou alta de 59% na receita e crescimento de 35% nas vendas de iPhone.

    O lucro da Samsung está em queda por sete trimestres consecutivos. No mais recente deles, houve queda de 8% no lucro. A culpada pela queda foi a divisão de dispositivos móveis, que teve redução de 37,6% no lucro. Para o restante do ano, a Samsung diz que tentará melhorar os ganhos com vendas de chips e TV.

    O jornalista YURI GONZAGA viajou a convite da Samsung

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024