• Tec

    Thursday, 02-May-2024 15:24:31 -03

    Wikipédia começa nova campanha de doações para manter site funcionando

    DE SÃO PAULO

    19/08/2015 11h54 Erramos: o texto foi alterado

    Reprodução
    pagina inicial da wikipedia pede doações https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
    Página inicial da Wikipédia pede doações

    A Wikipédia começou uma nova campanha de arrecadação para manter a popular enciclopédia on-line funcionando.

    Quem acessar algum dos verbetes da enciclopédia eletrônica vai encontrar um aviso na parte de cima da página com um apelo da Fundação Wikimedia, organização responsável por manter a Wikipédia e outros sites colaborativos, por doações.

    "Nós estamos pedindo ajuda para a Wikipédia. Para proteger nossa independência, nós nunca teremos anúncios. Sobrevivemos com doações em média de R$ 25. Se todo mundo que estiver lendo este aviso neste momento doar R$ 10, nossa arrecadação terminaria em uma hora", diz.

    Pelo banner, as doações podem ser feitas em qualquer valor. Também há a opção de escolher se o pagamento será feito uma única vez ou se será de forma mensal. A Wikipédia aceita cartão de crédito, transferência bancária ou via PayPal, mas este último em dólares.

    Para fazer doações de outras maneiras -pode ser até por bitcoins- há um link na parte de baixo do aviso que ensina como proceder.

    A Wikipédia costuma fazer campanhas de doações de tempos em tempos. A organização sem fins lucrativos afirma que tem gastos com servidores, funcionários e programas parecidos com os dos grandes sites e precisa das doações para continuar funcionando.

    São 273 funcionários, segundo a Fundação Wikimedia, divididos principalmente na área de tecnologia e em arrecadar fundos.

    "A Wikipédia é um pouco especial. É como uma livraria ou um parque público onde todos nós podemos ir para aprender. Se a Wikipédia é útil para você, por favor, gaste um minuto para mantê-la on-line e grátis", afirma o anúncio.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024