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    Criadores digitais

    Poder mostrar 'peitinho' diferencia blog e YouTube, diz dono do Não Salvo

    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    18/09/2015 11h01

    Ze Carlos Barretta - 30.nov.2012/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 30-11-2012, 15h00: Mauricio Cid, do blog 'Nao Salvo' fala sobre publicidade em blogs. (Foto: Ze Carlos Barretta/Folhapress MERCADO)
    Maurício Cid, do blog de humor "Não Salvo", que tem de 500 mil a 1 milhão de visualizações por dia

    Era o ano de 2006 e a blogosfera vivia seu auge. Quando o engenheiro de computação Manoel Lemos percebeu a dificuldade que era encontrar bons blogs em língua portuguesa, resolveu criar o BlogBlogs, o primeiro buscador de blogs do Brasil, que chegou a ter mais de 200 mil sites cadastrados.

    Tudo era bem diferente àquela época. "As pessoas me mandavam mensagem achando que estavam falando diretamente com o dono do blog ou até mesmo com o personagem da postagem da publicação, muitas vezes alguém famoso", recorda Lemos.

    O BlogBlogs não existe mais nem a internet está tão ingênua. Mas, para Lemos, isso não significa que os blogs perderam importância. "Eles deixaram de ser a bola da vez, por não ser mais novidade. Mas continuam relevantes, tanto que, em minha visão, existe hoje um número bem maior de blogs de qualidade. Eu mesmo leio muito mais blogs atualmente", diz Lemos.

    Uma prova dessa sobrevivência é Maurício Cid, do blog de humor "Não Salvo". Ele será um dos palestrantes na conferência youPIX CON, na próxima quarta (23), em São Paulo. Com números que impressionam, tem entre 500 mil e 1 milhão de acessos diários. "Depende muito do que acontece na internet", diz Cid, que resolveu criar o blog em 2008 para fugir das redes sociais. Seu humor escrachado não era muito bem aceito em locais como Orkut e Fotolog, e o blog era um espaço no qual podia escrever à vontade.

    Deu certo. Tanto que expandiu seu produto e conta com mais de 20 blogs de humor, como o "Jênios", só com comentários engraçados que surgem nas redes sociais, e o "Graxinha", com vídeos fofos de animais e crianças. Todos com bons números de audiência. O Jênios, por exemplo, mantém de 100 mil a 150 mil acessos por dia.

    Masterchef é Programa mais comentado no twitter - Número de visualizações de tuítes sobre o programa, em milhões

    Uma das vantagens dos blogs e que vai garantir sobrevida a eles, segundo Cid, é a flexibilidade do formato, que permite usar links de referência e embedar vídeos de terceiro. "Um youtuber fica à mercê das leis da rede social. Se determinarem que não pode mais vídeos com camisa verde, todos terão que usar outra cor de camisa. Nos blogs, não. Pode mostrar peitinho e bundinha à vontade", diz.

    Manter uma boa relação com as redes sociais é um dos segredos. De acordo com o Alexa, serviço de métrica de audiência, o site que mais gera tráfego para o NãoSalvo é o Facebook, com 31% dos internautas. Na distante segunda posição, está o Google, com 7% das visitas únicas. "O cara não entra mais no meu site para buscar o conteúdo. O internauta hoje está mais preguiçoso, ele espera aparecer na timeline", afirma Cid.

    Já David de Oliveira Lemes, professor de tecnologia e mídias digitais da PUC-SP, não compartilha de visão tão otimista sobre os blogs como a de Manoel Lemos e Maurício Cid. Ele criou, há dez anos, o GameReporter, primeiro blog brasileiro especializado em games. E nota uma estagnação da audiência nos últimos três anos.

    Para o consultor em tecnologia, é preciso encarar a questão como produtor de conteúdo. "Eu acho inevitável os blogs terem um canal audiovisual. Vai ter que se adaptar, porque não é fácil se destacar como youtuber. O blogueiro vai ter que olhar para si e saber o momento de migrar".

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