• Tec

    Monday, 06-May-2024 15:22:58 -03

    Moovit diz ter se tornado maior app de transporte público do mundo

    YURI GONZAGA
    DE SÃO PAULO

    24/09/2015 09h01

    O Moovit anuncia nesta quinta-feira (24) que o número de municípios sobre as quais tem informações de ônibus, trem e metrô passou de 40 mil no mundo todo, o que torna o serviço o mais abrangente, mesmo se comparado ao Google Maps, que diz cobrir 18 mil cidades.

    A empresa diz que o anúncio só está sendo realizado agora porque o número de municípios cobertos pelo Maps não era divulgado pelo Google. Além disso, o Moovit disse que estava fazendo estudos para confirmar os dados.

    No total, são cerca de 700 regiões metropolitanas com informação sobre transporte público, inclusive 56 brasileiras. O Google diz ter o mesmo número de "grandes cidades", mas não esclarece se isso inclui seus municípios vizinhos.

    Moovit

    Para o presidente-executivo do Moovit, Nir Erez, o Google Maps não é uma ameaça ao seu aplicativo (disponível para Android, iOS e Windows Phone), já que as informações do serviço são oriundas não exclusivamente de fontes oficiais, mas também inseridas pelos usuários.

    Para garantir que os dados são precisos, segundo ele, os próprios usuários avaliam todo o tempo sua acurácia. "As ferramentas disponíveis permitem que os editores ganhem pontos para se tornarem verificados", diz Erez.

    Assim, só as informações verificadas por essa parte dos usuários são publicadas. Há cerca de 20 mil editores no Moovit, em um mecanismo de funcionamento semelhante ao da Wikipédia.

    Segundo a assessoria de imprensa do Google, o Maps é mais preciso por ter, ao menos em alguns lugares, como São Paulo, dados em tempo real de transporte público.

    Além disso, diz a empresa americana, a integração do serviço de geolocalização com o Waze torna os dados mais úteis para quem dirige e para quem pega ônibus.

    O Moovit anuncia também nesta quinta que chegou a 28 milhões de usuários e que está presente em 58 países (ante 60 onde o Google diz estar).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024