• Tec

    Sunday, 19-May-2024 18:03:12 -03

    Lojas 'falsas' da Apple vendem iPhone até pelo dobro do preço na China

    DA REUTERS

    24/09/2015 12h00

    21.set.2015/Reuters
    Apple logos are seen in stores in Shenzhen September 21, 2015. On a bustling street in China's southern boomtown of Shenzhen, more than 30 stores carrying Apple Inc's iconic white logos peddle pre-orders for the new iPhone, a gadget that has become a status symbol among many better-off Chinese. But the world's second-largest smartphone vendor only has one official store in Shenzhen and five authorized dealers in the area. Most of the stores in the roughly 1 km shopping corridor are unauthorised "fakes" - although they are selling genuine Apple products - and their numbers have mushroomed ahead of the release on September 25, 2015 of the iPhone 6S and iPhone 6s Plus. Picture taken September 21, 2015. REUTERS/Staff ORG XMIT: SHE01
    Diversas lojas de Shenzen exibem o logo da Apple, mas não são autorizadas

    Em uma rua movimentada na cidade de Shenzen, no sul da China, mais de 30 lojas com o ícone da Apple anunciam a pré-venda dos novos iPhones, aparelho que tem se tornado símbolo de status para muitos chineses.

    Muitas dessas lojas parecem exatamente iguais às oficiais da Apple, com a equipe de vendas vestindo camisetas azuis com o logo branco da companhia, e amostras de iPads e Apple Watches exibidas em elegantes mesas de madeira.

    Mas a Apple tem apenas uma loja oficial em Shenzen e cinco revendedores autorizados na área. A maioria dessas lojas no corredor comercial de cerca de 1 quilômetro é "cópia" não autorizada -apesar de venderem produtos genuínos da Apple- e seu número tem aumentado antes do lançamento desta sexta-feira (25) do iPhone 6S e iPhone 6s Plus.

    O rápido crescimento no número de cópias das lojas da Apple mostra a popularidade da marca na China, onde a companhia dobrou suas receitas no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior, para mais de US$ 13 bilhões, e sugere que a gigante de tecnologia norte-americana está no caminho para livrar-se do enfraquecimento dos gastos do consumidor em seu segundo maior mercado.

    "Há muitos fãs da Apple na China", disse um funcionário de sobrenome Zhao de umas das revendedoras não autorizadas que abriu há apenas duas semanas. "Há muita gente tola na China que está disposta a pagar mais dinheiro apenas para conseguir o novo iPhone antes de todos os outros."

    As lojas não autorizadas de Shenzhen estão sendo bancadas pelos ganhos rápidos da revenda dos aparelhos comprados via canais de vendas autorizados por até o dobro do preço oficial para consumidores que não querem esperar semanas até os produtos chegarem.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024