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    Serviço de música de Jay-Z começa a funcionar no Brasil

    DE SÃO PAULO

    29/09/2015 11h14

    Evan Agostini/Invision/AP
    O rapper Jay-Z, que comprou o Tidal por US$ 56 milhões
    O rapper Jay-Z, que comprou o Tidal por US$ 56 milhões

    O serviço de música por assinatura Tidal, do rapper Jay-Z, começou a funcionar nesta terça-feira (29) no Brasil, juntando-se a rivais como Spotify, Deezer e Apple Music.

    O novato não oferece uma versão grátis –há duas faixas de preço, de R$ 14,90 (áudio padrão) e de R$ 29,80 por mês (qualidade de som de CD). Neste primeiro mês, usuários brasileiros poderão usar o serviço gratuitamente –é preciso cancelá-lo depois para que as faturas não comecem a chegar.

    De acordo com a companhia, o sistema, que tem apps para iOS, da Apple, e Android, do Google, tem hoje 35 milhões de músicas e 85 mil vídeos.

    Comparativo de serviços de streaming

    O Tidal se posiciona no mercado como um serviço mais "justo" para os artistas, com melhores pagamentos de direitos autorais e sem gratuidade para os usuários –a versão grátis de serviços como o Spotify é algo de críticas na indústria e foi um dos motivos para a cantora Taylor Swift retirar seu catálogo do sistema.

    Jay-Z assumiu o controle da Aspiro, a companhia que administra o Tidal, em março, por US$ 56 milhões. Mais de uma dezena de artistas, como Kanye West, Madonna e Beyoncé, sua mulher, são na realidade acionistas da companhia. O que reforçaria esse caráter "justo".

    A companhia, entretanto, enfrentou problemas neste ano, e trocou de presidente-executivo duas vezes, além de promover demissões. Em junho, disse ter 770 mil usuários, bem longe dos 20 milhões que pagam para usar o Spotify.

    Além do conteúdo exclusivo das músicas dos seus acionistas, o serviço de Jay-Z oferece aos usuários o chamado Tidal Rising, uma série de vídeos e entrevistas que promovem novos talentos. Entre os brasileiros estão Don L, Família Madá e Pearls Negras.

    Outra ferramenta do site é a Discovery, na qual artistas independentes podem colocar suas músicas no serviço para divulgar o seu trabalho.

    Há ainda o Tidal X, um serviço que patrocinará show e exibirá live streaming de diversos artistas. O programa ainda oferece a seus membros acesso a músicas, vídeos, ingressos e produtos.

    Para obter o Tidal, basta acessar o site oficial do serviço ou baixá-lo na App Store ou no Google Play. Ele está disponível em 46 países.

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