• Tec

    Saturday, 11-May-2024 02:55:32 -03

    Chefe do Twitter vai enfrentar conflito de interesses se for efetivado no cargo

    DA REUTERS

    01/10/2015 14h34

    Mike Blake/Reuters
    Jack Dorsey, interim CEO of Twitter and CEO of Square, goes for a walk on the first day of the annual Allen and Co. media conference in Sun Valley, Idaho July 8, 2015. REUTERS/Mike Blake ORG XMIT: SVA142
    Jack Dorsey, presidente-executivo interino do Twitter e diretor da Square

    Jack Dorsey, cofundador e presidente-executivo interino do Twitter, deve ser nomeado presidente-executivo permanente na quinta-feira (1º). Ele vai, ao mesmo tempo, manter seu cargo como principal executivo da companhia de serviços de pagamento online Square, informou o site de notícias de tecnologia Re/code.

    Se Dorsey realmente se tornar o presidente-executivo do Twitter, ele terá que batalhar com conflitos de interesse no negócio que é chave paro o futuro de ambas companhias: o e-commerce.

    Especialistas em administração corporativa e alguns investidores expressaram preocupação por Dorsey já ter tido que enfrentar escolhas difíceis como chefe interino do Twitter e diretor da Square.

    "O maior conflito seria simplesmente a distribuição de seu tempo", disse Esther Dyson, um antigo investidor da Square, que possui vários cargos em conselhos de companhias de tecnologia, em uma entrevista por e-mail na terça-feira (29). "Presidente-executivo é um trabalho de tempo integral."

    Nenhuma companhia se manifestou sobre a reportagem do Re/code ou sobre possíveis conflitos de interesse.

    Dorsey admitiu o risco de conflitos de interesse ao dizer publicamente que ele recusava decisões envolvendo ambas empresas. Contudo, isso o deixaria de fora de discussões em uma área fundamental para o crescimento das companhias.

    O Twitter aumentou suas opções de pagamentos on-line desde que Dorsey assumiu o cargo de chefia interina em primeiro de julho.

    Neste mês, o Twitter anunciou uma parceria com a Square que possibilitaria que os usuários façam doações pelo site para as campanhas eleitorais dos Estados Unidos. E nesta quarta-feira (30), o Twitter disse estar fazendo parcerias com lojas norte-americanas para ajudá-las a vender produtos por meio de um botão "compre agora" nos tuítes. A ferramenta pode se tornar uma potencial rival do serviço oferecido pela Square.

    O conflito mais claro seria se o Twitter continuar a criar ferramentas de pagamentos on-line em parceria com a Square. Dorsey teria o dever de perseguir os melhores interesses de ambas as partes, dizem advogados, o que poderia causar problemas.

    "A lista de conflitos é tão longa quanto a imaginação permitir", disse Lawrence Hamermesh, professor de direito corporativo na universidade Widener. "A todo momento, Dorsey vai ter que decidir: 'Eu vou trabalhar pelo Twitter ou pela Square?'"

    O baixo crescimento no número de usuários e uma resposta silenciosa para um novo recurso de publicidade levaram o Twitter, em abril, a diminuir sua previsão de receita anual.

    "Pode chegar um momento que aceitar pagamentos será tão importante para a visão estratégica [do Twitter] que o desafio se torne grande demais para Dorsey", disse o professor de direito e negócios da Universidade Stanford Robert Daines.

    DIRETORES DUPLOS

    Dorsey não seria a primeira pessoa a dirigir duas grandes companhias. Steve Jobs dirigiu a Apple e o estúdio de animação Pixar por vários anos. Elon Musk administra a empresa de carros elétricos Tesla Motors e a fabricante de foguetes SpaceX.

    As ações do Twitter subiram após a reportagem do Re/code e alguns investidores disseram que Dorsey é capaz de dirigir as duas companhias no longo prazo, destacando a velocidade com que novas ferramentas foram lançadas desde que ele retornou como presidente interino.

    "Depois de observar Jack executar sua visão na Square, e, mais recentemente como presidente-executivo do Twitter, nós estamos altamente confiantes na sua habilidade de servir como presidente de ambas companhias", disse Justin Dini, porta-voz da Rizvi Traverse Management, que investe tanto na Square quanto no Twitter.

    Ainda assim, os interesses das companhias coincidem mais frequentemente que aqueles equilibrados por Jobs ou Musk, dizem advogados corporativos.

    É esperado que a Square abra capital na bolsa este ano, o que vai requisitar tempo substancial de Dorsey.

    Uma solução possível seria uma fusão das empresas ou uma forma mais profunda de parceria.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024