• Tec

    Friday, 03-May-2024 10:10:40 -03

    Facebook vai oferecer internet via satélite para regiões pobres da África

    DE SÃO PAULO

    05/10/2015 14h38

    Paul Sakuma - 18.mai.12/Associated Press
    FILE - This Friday, May 18, 2012, file photo shows Facebook's headquarters behind flowers in Menlo Park, Calif. Facebook is stepping up its efforts to fight Ebola by adding a button designed to make it easier for its users to donate to charities battling the disease. (AP Photo/Paul Sakuma, File) ORG XMIT: NYBZ176
    Facebook anunciou projeto para oferecer conexão à internet por satélite para a África

    O Facebook anunciou nesta segunda-feira (5) uma parceria com a empresa francesa Eutelsat para oferecer serviço de conexão à internet via satélite para regiões mais pobres da África Subsaariana. A previsão é que o serviço começará a operar no segundo semestre de 2016.

    Para poder ofertar conexão à web para essas regiões, as duas companhias fizeram um acordo com a Spacecom, empresa especializada em operar satélites de comunicação.

    O seu novo satélite geoestacionário, Amos 6, que será usado pelo Facebook, deve ser lançado ao espaço ainda neste ano. As empresas não informaram se o serviço de conexão à internet será pago.

    A iniciativa faz parte do projeto Internet.org, do Facebook, que pretende oferecer conexão à internet e acesso gratuito a alguns sites -incluindo à própria rede social- nas regiões mais pobres do planeta. Uma das críticas a esse plano é que serve também para aumentar a audiência do site.

    Essa não é a primeira iniciativa da rede social de Mark Zuckerberg de ganhar o espaço para oferecer em internet.

    Em julho, a empresa havia apresentado um drone do tamanho de um avião 737, movido por energia solar, para transmitir internet por laser para comunidades mais afastadas do planeta. O projeto, porém, ainda não tem data para começar a funcionar.

    Outras empresas como o Google -agora Alphabet- e a SpaceX, de Elon Musk, têm projetos similares para oferecer conexão à web por, respectivamente, balões e microssatélites.

    Satélites, balões e drones vão ampliar oferta de internet

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024