• Tec

    Sunday, 28-Apr-2024 12:08:17 -03

    Como os emojis vão parar nos nossos celulares

    DO "NEW YORK TIMES"

    21/10/2015 15h43

    Uma obscura organização que padroniza como sinais de pontuação e outros tipos de texto são reproduzidos por computadores, nos últimos anos, se encontra na linha de frente da cultura pop nos celulares, graças ao seu poder de criar emojis.

    Uma nova leva de emojis está sendo avaliada, em um processo que pode levar meses. Mas não chame as figurinhas de linguagem, a menos que você queira discutir com Mark Davis, 63, cofundador e presidente do consórcio Unicode, o grupo que funciona como provedor das novas imagens.

    Davis afirmou que não há uma maneira ampla de interpretar os símbolos, apesar do uso disseminado em celulares e outros aparelhos.

    "Posso dizer a você, usando a linguagem, que preciso cortar o cabelo, mas somente às 15h, pois antes preciso buscar as crianças", afirmou. "Você pode tentar expressar tudo isso com emojis e terá uma série de símbolos que as pessoas vão interpretar de milhares de maneiras diferentes."

    Em uma entrevista na última semana, Davis comentou sobre o último grupo de figuras, com 67 imagens, que serão votadas por uma reunião do consórcio em 2016.

    Elas incluem um noivo de terno (já há uma noiva), Mamãe Noel, uma grávida, um rosto babando, um palhaço, um tubarão, um abacate e duas tiras de bacon.

    O consórcio Unicode algumas vezes é classificado como misterioso (como em um post recente da revista "New York"), mas Davis disse que não há nada de sombrio. O trabalho do consórcio é amplamente transparente, e as informações sobre história, membros e processos estão no seu site.

    O grupo inclui executivos da Apple, do Google, do Facebook e outros gigantes da tecnologia. Davis trabalha no Google. O grupo se reúne trimestralmente; no encontro em maio, ele vão votar formalmente sobre a inclusão dos 67 novos emojis.

    CÓDIGOS

    A Unicode começou no fim de 1980 para desenvolver um código padrão de caracteres de texto. Antes, computadores diferentes não se comunicavam facilmente uns com os outros porque usavam diferentes códigos para as mesmas letras.

    Para resolver esse problema, a Unicode pegou cada letra, número, símbolo e sinal de pontuação que consideravam essenciais e assinalou a cada um deles –incluindo emojis– um número específico que os computadores iriam reconhecer.

    E alguns desses modernos hieróglifos iniciaram debates: pacotes de emojis que incluíam apenas tom de pele branco fizeram com que a Unicode disponibilizasse uma maior diversidade no ano passado. E uma imagem do último grupo motivou protestos: o Infer Trust, um grupo britânico de controle de porte de armas, se posicionou contra a figura de um rifle.

    E, apesar do que David pense, alguns especialistas não estão tão certos de que os emojis não representam o começo de uma nova linguagem.

    Veja Colin Rothfels, que trabalha para uma empresa de teclados. Seu cargo? "Gramático de emoji".

    "Nós tivemos esse tipo de vocabulário sendo jogado na gente, e diferentes tipos de pessoas estão encontrando novas maneiras de usá-lo", afirmou Rothfels. "Obviamente, é uma linguagem muito limitada, isso se você quiser chamar de linguagem."

    Mas Davis reconhece que os emojis podem, um dia, se tornar algo mais.

    "Não é uma linguagem, mas concebivelmente, pode se tornar uma, como os chineses fizeram", disse. "Figuras podem adquirir um significado particular em cada cultura. Vou mencionar o infame emoji de berinjela, que quer dizer uma coisa na cultura americana, mas que não significa o mesmo em outras [alguns usuários usam o ingrediente como um símbolo fálico.]"

    Tyler Schnoebelen, que tem um doutorado em Stanford em linguística e é um especialista em emojis, disse que, enquanto os símbolos não são tecnicamente uma linguagem, eles funcionam como um equivalente escrito à linguagem corporal.

    "Nas mensagens de texto, você é menos expressivo se não tiver os emojis", afirmou.

    CRITÉRIOS

    Antes de os 67 novos emojis se tornarem tijolos de uma linguagem, eles precisam ser oficiais.

    Davis disse que todos menos um emoji do último grupo votado se tornaram parte do sistema.

    Ao decidir quais emojis adicionar, o consórcio Unicode considera fatores que incluem compatibilidade (se não há figuras similares já no sistema) e frequência de uso (se as pessoas vão selecioná-lo frequentemente).

    Depois da votação em maio, os novos emojis serão lançados em junho.

    Mas isso não significa que as pessoas logo vão poder mandar mensagens com tubarões, bacon e Mamãe Noel.

    "Eles não aparecem magicamente quando nós os aprovamos", afirmou Davis. "As fabricantes precisam colocá-los em seus celulares. Mas assim que eles forem aprovados na reunião em maio, elas começam a trabalhar neles."

    Sua ansiedade para usar um dos novos símbolos indica que ao menos esse passará será usado pelas fabricantes.

    "Vou dizer a você qual emoji será o mais usado assim que estiver disponível: o que vira os olhos para cima", afirmou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024