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    Projeto de cápsula ultrarrápida quer substituir carros nos EUA em 2019

    FELIPE GIACOMELLI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    17/11/2015 14h56

    "Onde você mora define com quem você vai namorar. Se você é da zona norte e está com alguém da zona sul de São Paulo, então o relacionamento pode não dar muito certo."

    Foi dessa forma que Dirk Ahlborn, presidente-executivo da Hyperloop, de propriedade do empresário Elon Musk, apresentou seu principal projeto: uma cápsula tripulável que pretende substituir estradas e ferrovias e fazer viagens de cerca de 1.200 quilômetros por hora, ou um quilômetro a cada três segundos.

    O Hyperloop, cujos detalhes haviam sido divulgados em 2013, é um exemplo de novidade em uma área tradicional, a do transporte metropolitano.

    Para inspirar empreendedores, Ahlborn esteve nesta segunda-feira (16) na Innovator Summit, evento sobre inovação que acontece em São Paulo –a mesma cidade em que, segundo ele, não dá para namorar com alguém que more longe por causa do trânsito ruim.

    "Vi aqui no evento um palestrante falando sobre dinossauros e unicórnios. Não conheço nada mais antigo e sem inovação no mundo que uma estrada", diz.

    Segundo o projeto da Hyperloop, o novo meio de transporte consiste em uma cápsula colocada em um tubo com pressão reduzida, que diminui a resistência do ar. Aceleradores ao longo do caminho, darão velocidade ao veículo.

    Os tubos poderão ser montados em qualquer lugar e serão sustentados por pilares. "Vi alguns da construção do metrô quando cheguei em São Paulo, e são perfeitos para o Hyperloop", brincou Ahlborn.

    "Mas o que você faz com pilares sozinhos? Nada. Nós queremos saber o que fazer com eles. Pode ser um jardim vertical, um apiário ou construirmos alguma tecnologia para economizar água. Temos o problema de seca na Califórnia", disse.

    Além do dinheiro vindo das passagens, Ahlborn afirmou que o Hyperloop será lucrativo, já que poderá vender a energia que gerar e não for aproveitar para o próprio trabalho. O plano é que ele consiga estocar a energia solar, dos ventos e a cinética, dissipada quando o veículo freia.

    "Não conheço nenhum projeto de estrada que seja lucrativo. Nós seremos em oito anos", afirma.

    A construção do Hyperloop deve começar em 2016, e a expectativa é que faça as primeiras viagens em 2019. O primeiro trecho deverá ligar as cidades de Los Angeles e San Francisco, nos EUA, em um trajeto cuja estimativa será de 35 minutos. Em comparação, de carro, leva cerca de seis horas.

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