• Tec

    Saturday, 04-May-2024 16:18:05 -03

    Vale do Silício se tornou uma Disney, diz especialista a empreendedores

    FELIPE GIACOMELLI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/11/2015 12h45

    Um conselho comum dado para quem quer começar a empreender é conhecer o Vale do Silício, região dos EUA onde estão localizadas as principais empresas de tecnologia do mundo. No entanto, para especialistas, é preciso fugir de alguns erros comuns nessa viagem.

    "Para muitos, se torna um passeio na Disney", afirmou Dave McClure, sócio-fundador da aceleradora 500startups, que promove viagens de empreendedores brasileiros à região EUA. "Você acaba conhecendo a garagem na qual surgiu a HP, o campus do Google e o Facebook, mas esse não é o ideal."

    "O melhor é ir para lá e conversar com os empreendedores. Ouvir as histórias deles e como eles chegaram aonde estão", afirmou.

    McClure participou de um debate nesta terça-feira (17) na Innovators Summit, evento sobre inovação realizado em São Paulo. Ao lado de Michael Nicklas, do grupo de investimento Valor, eles falaram sobre o mito que o Vale do Silício se tornou.

    "As pessoas costumam colocar o Vale do Silício num pedestal muito alto. Acho que é um desserviço. Ela não acaba olhando para os talentos que tem na sua região. Se você quer mudar para lá, tudo bem. Mas aqui no Brasil tem tantas oportunidades quanto lá. Talvez tenha até mais", disse.

    Niklas concordou que o mais importante ao viajar para essa região dos EUA é ter contato a mentalidade aberta de quem trabalha lá.

    "Eles costumam fazer negócios muito mais rápido. Talvez exagerem algumas vezes, mas são velozes. E também são muito abertos, eles compartilham suas ideias", afirmou.

    Outro ponto apontado por McClure é que, no Vale do Silício, entendem que empreender é um processo e, consequentemente, muitas vezes pode dar errado.

    "Eu trabalhei com o pessoal que criou o YouTube, e não eram os mais fantásticos da empresa. Então você nunca sabe quando a próxima grande coisa vai surgir. Todo mundo tem uma start-up no bolso lá e todo mundo pode acreditar que é possível."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024