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    Califórnia decide que carros autônomos precisam de motorista

    DA REUTERS

    17/12/2015 12h42

    Justin Sullivan - 2.fev.15/AFP
    (FILES) This February 2, 2015 file photo shows US Transportation Secretary Anthony Foxx (R) and Google Chairman Eric Schmidt as they ride in a Google self-driving car at the Google headquarters in Mountain View, California. Google announced May 15, 2015 its self-driving prototype cars were ready to leave the test track and hit public roads in California, in a step forward for its autonomous automobile program. The move comes after Google's internal testing of the bubble-shaped vehicle over the past year and more extensive experience with technology adapted for existing cars. JUSTIN SULLIVAN/GETTYIMAGES/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY == ORG XMIT: DCA02
    Presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, ao lado do Secretário de Transportes dos EUA, Anthony Foxx dividem carro autônomo em Mountain View, na Califórnia

    A Califórnia, maior mercado automotivo dos Estados Unidos, divulgou nesta quarta-feira (16) um conjunto de normas preliminares para regular os carros autônomos, exigindo que um motorista com carteira esteja dentro do veículo em caso de problemas.

    As regras vão passar por período de consulta pública antes de serem finalizadas e definirão um caminho para levar a indústria da atual fase de testes dos veículos para a comercialização deles.

    Atualmente, 11 empresas têm permissões para conduzirem veículos autônomos em vias públicas na Califórnia, desde que um motorista com carteira esteja no veículo. A Ford é a empresa mais recente a se juntar ao grupo.

    As regras exigem certificação e teste dos veículos por terceiros, bem como envio de relatórios regulares às autoridades de trânsito do Estado por um período de três anos. Dados dos testes serão usados para apoiar futuras regulamentações sobre os veículos.

    O Google, que está operando carros autônomos nas ruas de Palo Alto, na Califórnia, e em Austin, no Texas, e montadoras de veículos têm afirmado que a tecnologia estará pronta em 2020.

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