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    Samsung planeja expandir serviço de pagamento por celular nos EUA

    DA REUTERS

    30/12/2015 02h00

    Divulgação
    O serviço de pagamento por celular da Samsung é compatível com máquinas de cartão de crédito
    O serviço de pagamento por celular da Samsung é compatível com máquinas de cartão de crédito

    A Samsung planeja expandir o seu serviço de pagamento por celular nos Estados Unidos em 2016, permitindo que usuários comprem on-line e com mais tipos de smartphones que suportam a carteira eletrônica.

    Celulares mais baratos da companhia vão começar a oferecer o serviço "no próximo ano" disse Thomas Ko, co-gerente global do Samsung Pay, em uma entrevista. O serviço foi lançado na Coreia do Sul em apenas um punhado de celulares avançados da marca, incluindo o Galaxy Note 5, Galaxy S6 Edge e S6 Edge Plus.

    Maior "disponibilidade do Samsung Pay para outros aparelhos e suporte para pagamentos on-line serão lançados em breve", ele disse na semana passada.

    Ko não fez comentários sobre quais outros países terão Samsung Pay.

    O serviço da companhia sul-coreana já alcançou uma vantagem sobre seus maiores rivais Apple e Android ao lançar o Samsung Pay em setembro nos EUA com a tecnologia que é usada na maioria das lojas. Os serviços da Apple e do Google exigem que os lojistas instalem um novo equipamento.

    Ao aceitar pagamentos on-line, o Samsung Pay vai competir com o já estabelecido rival PayPal e com novatos como o Visa Checkout.

    Carteiras eletrônicas batalharam para encontrar espaço nos EUA, que tem sido mais lento que a Europa e a Ásia em adotar tecnologias como cartões de crédito com microchips.

    Samsung Pay já é a mais bem aceita carteira eletrônica nos EUA, porque é compatível com antigos e novos terminais de cartão de crédito e não precisa de nenhum ajuste especial com os lojistas, disse Ko. Por exemplo, clientes do Walmart ou da Target podem pagar apenas tendo o aplicativo em seus smartphones.

    Já o Apple Pay, lançado em setembro de 2014, exige que os lojistas instalem um novo equipamento com a tecnologia NFC (para transmissão de dados entre aparelhos próximos), o que tem impedido uma maior aceitação do serviço, segundo consultores.

    "Para a Samsung, entrar no ramo on-line pode ser uma jogada inteligente", disse James Wester, diretor de pesquisa de pagamentos globais da IDC Financial Insights. "Vai ajudá-la a construir o hábito do consumidor e a empresa pode se beneficiar disso quando os consumidores norte-americanos fizerem transações."

    Enquanto o Samsung Pay é a mais bem aceita carteira eletrônica, a adoção por parte do consumidor permanece uma barreira, porque muitos clientes não acham que vale a pena usar o serviço quando sacar sacar o cartão de crédito é tão fácil, ele explica.

    O serviço da empresa sul-coreana teve uma média de oito transações por usuário norte-americano nas primeiras quatro semanas do lançamento, disse a companhia em outubro.

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