• Tec

    Saturday, 04-May-2024 16:38:03 -03

    Vendas mundiais de computadores têm queda recorde

    DA REUTERS

    13/01/2016 12h58

    Divulgação/Lenovo/Reuters
     ORG XMIT: 274201_1.tif S10 Think Station PC, lançado nos EUA, é o primeiro desktop apresentado pela Lenovo depois de a empresa ter compra do a área de computadores da IBM, em 2005; tem opções com chips Intel Core 2 Duo ou Core 2 Extreme. An undated handout photo of Lenovo's new S10 ThinkStation PC, released to Reuters on November 6, 2007. Lenovo Group Ltd, the world's third-biggest personal computer maker, unveiled on Tuesday its first new Think-branded products since buying the PC unit of International Business Machines Corp in 2005. REUTERS/Lenovo/Handout (UNITED STATES). EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. NO ARCHIVES. NO SALES.
    PC da Lenovo; marca liderou as remessas de computadores, que tiveram queda recorde

    As vendas globais de computadores pessoais caíram 10,6% no último trimestre de 2015 em comparação ao ano anterior, disse a consultoria IDC nesta terça-feira (12). É a maior queda desde que a IDC começou a rastrear esses dados.

    Ciclos de vida mais longos para computadores, assim como a competição com telefones celulares e tablets, vem reduzindo a demanda, disse a IDC. A indústria também enfrentou uma comparação difícil com o período de um ano atrás, quando muitos consumidores estavam comprando rapidamente PCs de baixo custo.

    A Gartner, consultora rival da IDC, disse que a queda nas remessas foi de 8,3%. "O quarto trimestre de 2015 marca o quinto trimestre consecutivo de queda nas remessas de PCs ao redor do mundo", disse Mikako Kitagawa, principal analista da companhia. "As vendas de final de ano não impulsionaram as vendas de computadores, demonstrando uma mudança de comportamento dos consumidores."

    "Os sentimentos dos consumidores em relação aos PCs permanecem um desafio, mas há espaço para crescer", disse Jay Chou, gerente de pesquisa para computadores da IDC. "O surgimento da Apple como uma das top 5 marcas vendedoras em 2015 mostra que pode haver uma forte demanda para sistemas inovadores que colocam a experiência do usuário em primeiro lugar."

    O total de vendas foi de 71,9 milhões de unidades, um pouco mais do que no terceiro trimestre, mas a maior queda anual segundo os relatórios da IDC, superando a queda de 9,8% em 2013.

    Os negócios devem melhorar no fim deste ano, à medida que companhias que atrasaram a reposição de máquinas até a atualização para o Windows 10 –último sistema operacional da Microsoft– façam a troca, avalia a IDC. Também é esperado que os consumidores atualizem suas próprias máquinas.

    Segundo a IDC, as vendas de computadores caíram em todas as regiões (sendo 4,3% nos Estados Unidos, em comparação ao ano anterior).

    A Lenovo liderou o mercado com 21,4% de participação ao redor do mundo, seguida pela HP com 19,9% e a Dell com 14,1%.

    Nos Estados Unidos, a HP possui 28,1% do mercado, com a Dell em segundo com 23,9%.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024