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    Como o WhatsApp grátis pretende fazer dinheiro

    DA BBC BRASIL

    25/01/2016 13h59

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    Foto: Getty
    Para especialistas, serviços de atendimento de empresas pode ser o caminho para app de mensagens

    Para a alegria de muitos usuários, o WhatsApp anunciou recentemente que seu serviço será totalmente grátis. Mas, então, como a empresa vai fazer para ganhar dinheiro, já que nem cobrará assinatura de seus usuários nem terá publicidade?

    Durante muito tempo, o presidente da empresa, Jan Koum, manteve um aviso na parede de seu escritório que dizia: "sem anúncios, sem jogos, sem truques".

    "A partir deste ano, testaremos ferramentas que permitirão ao WhatsApp manter comunicação (dos usuários) com empresas e organizações. Isso significa que o usuário poderá se comunicar com o banco sobre se uma transação recente foi fraudulenta ou com uma empresa aérea por conta de um voo atrasado", afirmou Koum, ao explicar o novo modelo.

    Esses serviços de atenção ao cliente serão pagos, mas pelas empresas. Dessa forma, o WhatsApp pretende se tornar uma plataforma digital, como o que ocorreu com o Facebook Messenger, cuja base de clientes é de 800 milhões de pessoas.

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    SEM DATAS

    O WhatsApp tem 990 milhões de usuários em todo o mundo, e por isso aposta que o serviço de comunicações entre clientes e empresas afetará todo o mercado de aplicativos de atenção ao cliente.

    Até agora, o WhatsApp não forneceu datas para apresentar o novo serviço, mas o sucesso de aplicativos semelhantes na China e na Coreia do Sul na conversão a plataformas comerciais eletrônicas indicaria o novo caminho.

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    Um dos exemplos é o app chinês Wechat, que tem 650 milhões de usuários e permite que, além de trocar mensagens, uma pessoa possa chamar um táxi e até pagar uma multa.

    Neste sentido, o Facebook Messenger passará em breve a oferecer o serviço de táxis Uber, enquanto o Google desenvolve um novo aplicativo que utilizará inteligência artificial com o mesmo fim.

    Especialistas afirmam que os aplicativos de mensagens, por serem fáceis de usar e terem um grande número de usuários, são centros ideais para o desenvolvimentos de serviços para clientes de empresas.

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