• Tec

    Thursday, 02-May-2024 23:12:38 -03

    eleições nos eua

    Usuárias são banidas do Tinder por fazer campanha para Bernie Sanders

    MELISSA FARES
    DA REUTERS

    08/02/2016 14h12

    Paul J. Richards/AFP
    Senador Bernie Sanders, que disputa para ser candidato democrata à Presidência dos EUA
    Senador Bernie Sanders, que disputa para ser candidato democrata à Presidência dos EUA

    Na corrida para ser o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Bernie Sanders vem fazendo algumas mulheres serem banidas do aplicativo de paquera Tinder. Isso porque algumas usuárias vêm enviando mensagens de campanha do senador para seus "matches".

    Duas mulheres –uma de Iowa e outra de Nova Jersey– confirmaram à Reuters na sexta-feira (5) que receberam notificações do Tinder nas últimas 24 horas, informando que suas contas haviam sido bloqueadas. Elas foram denunciadas por abordarem homens no app com mensagens promovendo a candidatura de Sanders.

    Robyn Gedrich, 23, afirma ter enviado mensagens a 60 pessoas por dia durante as últimas duas semanas, tentando convencê-las a apoiarem o senador americano de Vermont em sua campanha para ser o candidato democrata à presidência do pais, contra a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

    "Você sente o 'bern'?", dizia sua mensagem a outros usuários do Tinder, parodiando um slogan da campanha de Sanders. "Por favor envie TRABALHO para 82623 por mim. Obrigada". O slogan faz referência à frase "feel the burn" ("sinta a queimação", em inglês), eternizada nos vídeos de ginástica da ex-atriz Jane Fonda, popular nos anos 1980.

    REUTERS/Robyn Gedrich
    Robyn Gedrich, 23, foi banida do Tinder por fazer campanha para o pré-candidato democrata Bernie Sanders.
    Robyn Gedrich, 23, foi banida do Tinder por fazer campanha para o democrata Bernie Sanders

    Gedrich, assistente de vendas em uma loja varejista, mora na cidade de Brick, em Nova Jersey. Ela disse que a mensagem faria as pessoas começarem a receber atualizações da campanha de Sanders, assim como um link onde poderiam se cadastrar e se voluntariar para a campanha. Gedrich foi proibida de voltar a usar o Tinder desde que deslogou do aplicativo na última quinta-feira (4).

    Haley Lent, 22, fotógrafa da cidade de Cedar Rapids, em Iowa, disse que também foi bloqueada na noite de quinta-feira, depois de ter enviado, um dia antes, mensagens tentando convencer pessoas a votarem em Sanders.

    Lent, que é casada, afirmou ter abordado de 50 a 100 pessoas no aplicativo. Ela chegou até mesmo a comprar, por um mês, uma assinatura premium do Tinder, que permite aos usuários mudarem sua localização –assim, ela poderia atingir pessoas em New Hampshire para promover Sanders.

    REUTERS/Haley Lent
    A fotógrafa Haley Lent, 22, afirmou ter abordado entre 50 e 100 pessoas no Tinder para promover a campanha de Sanders.
    Haley Lent, 22, diz ter abordado entre 50 e 100 pessoas para promover a campanha de Sanders

    "Eu perguntava se eles iriam votar nas primárias", disse. "Se dissessem que não ou estivessem em cima do muro, eu tentava conversar com eles e convencê-los a votar."

    Uma porta-voz do Tinder não respondeu à solicitação para comentar o caso.

    DAR MATCH PELO BERNIE?

    As duas mulheres não são as únicas fazendo uso do Tinder como ferramenta de campanha. O grupo Bernie Sanders Dank Tinder Convos (algo como comunicadores de Bernie Sanders no Tinder, em inglês) tem 782 membros.

    Gedrich disse que obteve cerca de 300 respostas no Tinder, todas variadas. "Algumas pessoas perguntavam qual era a finalidade disso, e eu meio que explicava o porquê", disse. "Algumas desfaziam o 'match' ou me denunciavam como robô". Uma conta "robô" é um perfil de fachada usado para enviar mensagens de spam.

    Algumas respostas simplesmente diziam "Trump2016", expressando a torcida para o candidato republicano Donald Trump. "Era realmente alarmante ver que muitas pessoas não sabem o que é bom no mundo", diz Gedrich.

    Segundo ela, nenhum dos "matches" resultaram num encontro real.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024