• Tec

    Monday, 06-May-2024 06:09:28 -03

    Criminosos usam marca Netflix para roubar dados bancários de brasileiros

    DE SÃO PAULO

    11/02/2016 18h25

    Mike Blake - 14.out.14/Reuters
    The Netflix logo is shown in this illustration photograph in Encinitas, California October 14, 2014. Netflix Inc shares were down 3.1 percent at $435.28 after the announcement. The streaming video company will announced its quarterly results later on October 15. Picture taken October 14, 2014. REUTERS/Mike Blake (UNITED STATES - Tags: ENTERTAINMENT MEDIA
    Empresa de segurança recomenda cuidado com promoções de assinatura tentadoras demais

    Com a popularidade de serviços de streaming em alta, criminosos estão aproveitando a marca Netflix para roubar dados e números de cartão de crédito –e os brasileiros estão entre os alvos, segundo informações da empresa de segurança Symantec divulgadas nesta quinta-feira (11).

    De acordo com nota divulgada pela companhia, há dois métodos para enganar usuários do serviço de vídeo on-demand. O primeiro é espalhar propagandas falsas em sites legítimos, oferecendo descontos na assinatura.

    Um clique no anúncio leva ao download de um trojan (cavalo de Tróia) –tipo de programa que esconde função maliciosa sob aspecto inofensivo. Nesse caso, o software usa o ícone do serviço de streaming e abre o navegador na página no Netflix enquanto, furtivamente, transmite informações bancárias do computador da vítima.

    O segundo tipo de golpe envolve um e-mail com links falsos que pedem informações pessoais. A mensagem alega que há um problema com a assinatura do Netflix que precisa ser resolvido.

    Para se proteger, a Symantec recomenda ao usuário do Netflix ter cuidado ao abrir links e anexos de e-mails desconhecidos, desconfiar de promoções tentadoras demais, nunca fornecer dados pessoais em janelas abertas automaticamente no navegador ("pop-ups") e somente baixar aplicativos em lojas oficiais, como Google Play e App Store. Também recomenda-se ter algum tipo de solução de segurança a mantê-la atualizada.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024