• Tec

    Sunday, 05-May-2024 15:18:42 -03

    Conheça quatro aplicativos que facilitam a digitação nos smartphones

    TIM BRADSHAW
    DO "FINANCIAL TIMES"

    12/02/2016 14h31

    Reprodução
    Exemplo de uso do gif keyboard - Tela do Sunrise Meet
    Exemplo de uso dos aplicativos Gif Keyboard e do Sunrise Meet Keyboard

    A aquisição da Swiftkey pela Microsoft, na semana passada, colocou em destaque o conhecimento especializado da start-up britânica em inteligência artificial. E também revelou o valor que os usuários de smartphones conferem a trocar o teclado padrão de seus aparelhos por uma alternativa mais capaz.

    Graças ao seu sistema assustadoramente preciso de previsão de texto, o Swiftkey talvez seja o mais conhecido dos teclados alternativos. Para os usuários de smartphones que ainda sentem falta da precisão oferecida pela digitação no teclado físico de um Blackberry, o Swiftkey representa uma versão de tela de toque com tolerância muito mais alta a erros.

    Não só ele permite economizar muitos toques graças ao seu recurso quase paranormal de preenchimento automático como o sistema oferece a digitadores preguiçosos em telas de toque, como eu, uma aproximação razoável de uma palavra ou frase que bastará para que ela seja compreendida pelo destinatário.

    O Swiftkey "aprende" instantaneamente o seu estilo de escrever ao "ler" seus e-mails, posts em mídias sociais, lista de contatos e outras mensagens em seu aparelho (se você o autorizar a isso). Esse perfil individual fica armazenado na nuvem, o que permite que você use o mesmo vocabulário personalizado em diversos aparelhos diferentes.

    Embora o Swiftkey seja amplamente conhecido –ele vem como equipamento padrão nos aparelhos da Samsung há anos e chegou ao iPhone em 2014–, uma nova safra de teclados alternativos para smartphones surgiu nos últimos 18 meses, oferecendo atalhos e formas de ganhar tempo diferentes.

    Esse desdobramento se deve em larga medida a uma mudança que a Apple promoveu no iOS 8 para permitir que teclados criados por terceiros substituam o teclado padrão da companhia (o Android oferece capacidade semelhante há muito mais tempo).

    Além do Swiftkey, a maioria dos exemplos iniciais de teclados alternativos ofereciam apenas melhoras superficiais, tais como novas cores ou fontes.

    Agora, diversos teclados estão tentando melhorar não só a maneira de digitar mas a velocidade de acesso a outros dados –de buscas no Google à agenda pessoal do usuário ou mesmo GIFs animados– sem que ele precise mudar de aplicativo.

    A única inconveniência é que poucos desses teclados extensíveis oferecem capacidade de autocorreção ou predição de texto tão boa quanto a do Swiftkey ou a do teclado padrão da Apple. Alternar entre os dois teclados no iOS requer pressionar muitas vezes o ícone do globo, o que pode ser trabalhoso.

    Levadas em conta essas reservas, eis quatro dos melhores teclados extensíveis:

    GIF KEYBOARD
    Grátis, para iOS

    Você continua a usar apenas emojis para expressar suas emoções em mensagens de texto e na Internet? O GIF Keyboard, um app gratuito da Riffsy, torna ainda mais fácil responder com pequenos vídeos animados capazes de dizer muito mais que as simples palavras.

    Comparado a alguns outros teclados, o da Riffsy é bem simples: digite um termo de busca e encontre um GIF pertinente para a sua conversação; depois basta tocá-lo e copiá-lo para a área de transferência, e em seguida colar o vídeo em seu e-mail ou mensagem de texto.

    SUNSRISE MEET KEYBOARD
    Grátis, para iOS e Android

    Como o Swiftkey, o Sunrise foi adquirido pela Microsoft. Se você baixar o app e conectá-lo à sua agenda, instalando o teclado Meet, agendar compromissos se tornará mais fácil e você não precisará alternar tantas vezes entre diferentes aplicativos.

    Quando uma pessoa envia mensagem de texto ou e-mail perguntando se você está livre para um encontro, basta acionar o teclado Meet e uma imagem de sua agenda de compromissos aparece no lugar das teclas.

    Toque em um horário livre em sua agenda e use ícones para estabelecer um local e duração para o encontro. Quando você tiver concluído o processo, toque o ícone azul e surgirá na tela um atalho para enviar sua resposta à pessoa que quer um pouco de seu precioso tempo. O destinatário só precisa clicar para confirmar que está aceitando seu convite.

    A Microsoft anunciou que tem planos para adicionar muitos dos recursos do Sunrise ao seu programa de e-mail e agenda Outlook, ainda que não esteja claro se o teclado Meet estará incluído.

    THINGTHING
    Grátis, para iOS

    O Thingthing combina elementos dos teclados GIF e Meet e adiciona algumas opções novas.

    Acima de seu teclado convencional de digitação fica uma fileira adicional de ícones que oferecem links de um toque só a emojis, agenda e fotos armazenados no celular do usuário, bem como a imagens do Instagram e links para arquivos em serviços de nuvem como o Dropbox e o Google Drive.

    Como no caso do teclado GIF, as imagens precisam ser copiadas e coladas em mensagens (por conta de restrições da Apple, que a Thingthing vê como difíceis de engolir).

    O teclado também oferece um uso engenhoso da barra de espaço - se você deslizar o dedo ao longo dela, o cursor se move na tela, uma solução muito mais simples do que o método de seleção de texto oferecido pela Apple.

    SLASH
    Grátis, para iOS e Android

    Se você gosta da ideia do Thingthing mas se sente restrito por poder escolher apenas entre os 10 serviços interconectados que a barra de ícones oferece, experimente o Slash.

    Criado para usuários intensivos, o Slash oferece acesso instantâneo a mais de 20 apps e serviços de Internet, como o Spotify e faixas da Apple Music, o sistema de localização Google Maps, listas de produtos da Amazon e recomendações de locais do Foursquare.

    Alguns podem ser exibidos como ícones, da mesma forma que acontece no Thingthing, mas os demais podem ser acessados a qualquer momento pelo uso da tecla "/", seguida pelo nome do serviço a que o usuário quer acesso e pelo termo de busca.

    Acostumar-se a usar o sistema pode ser trabalhoso, mas oferece opções quase ilimitadas, especialmente quando uma delas é "/google". Por exemplo, digitar "/google lugares para comer em Londres" oferece resultados –no meu caso um link do TripAdvisor– prontos a serem enviados a um amigo ou colega com apenas um toque.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024