• Tec

    Saturday, 04-May-2024 06:46:22 -03

    Twitter, 10, faz aniversário com o desafio de voltar a crescer

    BRUNO SCATENA
    DE SÃO PAULO

    21/03/2016 02h00

    Folhapress

    Em dez anos de vida, 140 caracteres por vez, o Twitter chegou a cerca de 320 milhões de usuários. E parece que, ao completar uma década, nesta segunda-feira (21), parou por aí.

    Ao menos é o que indicam os últimos resultados trimestrais da empresa, que mostram prejuízo e estagnação no número de contas ativas. É também o que sugerem as demissões de funcionários e a debandada de altos executivos após o retorno do cofundador da companhia, Jack Dorsey, ao cargo de diretor-executivo, no final do ano passado.

    Em janeiro de 2014, menos de dois meses depois de a empresa abrir capital na Bolsa de Valores de Nova York, as ações comuns do Twitter chegaram a US$ 69 (quase R$ 250). Até a conclusão desta reportagem, elas valiam US$ 16,85 (R$ 60) –uma desvalorização de cerca de 75% em pouco mais de dois anos.

    "Não acho que estejam usando a melhor métrica de crescimento", diz Phillip Klien, diretor de expansão do Twitter no Brasil. "Hoje é possível abrir a plataforma e ler o conteúdo sem precisar de uma conta. Pode-se inclusive interagir sem um perfil com anúncios que geram receita."

    A frustração do executivo é com Wall Street, que daria muita importância aos usuários mensais ativos, o que não conferiria medida precisa da performance da rede social.

    A receita da companhia chegou a subir em 2015, passando de US$ 436 milhões no primeiro trimestre do ano para US$ 710 milhões no último. Mas não deixa de preocupar os investidores, já que o Twitter continua a registrar prejuízos, trimestre após trimestre.

    "Claro que há uma correlação [entre a estagnação dos usuários ativos] e a performance da empresa. Mas essa não é uma régua bem adaptada", diz o executivo.

    Klien refere-se à metamorfose pela qual o Twitter passou desde os primeiros tuítes, em 21 de março de 2006, quando a rede ainda se chamava twttr –assim mesmo, sem as vogais.

    De la para cá, a plataforma passou de mensagens rápidas a fotos, vídeos e transmissões ao vivo, com a aquisição do aplicativo Periscope, no ano passado. A ideia, dizem alguns executivos da empresa ouvidos pela Folha, é que o serviço seja mais uma plataforma de interesses do que uma rede social.

    "O Twitter tem o nosso 'zeitgeist': é curto, ágil, em tempo real, coletivo, sem intermediário, sem filtro, aberto", diz a escritora e apresentadora Rosana Hermann, com seu meio milhão de seguidores no perfil @rosana, indício de quem habita a rede social há muito tempo (é difícil abrir uma conta usando um nome curto e comum hoje em dia). "E tem os imbatíveis Trending Topics, nosso termômetro", diz ela.

    Protagonista de alguns episódios de alta temperatura no site no Brasil, Rafinha Bastos (@rafinhabastos ), o comediante que já foi eleito um dos mais influentes da rede social, diz que a ferramenta acabou virando um meio de comunicação para comunicadores.

    Chamuscado algumas vezes por polêmicas envolvendo suas piadas, Rafinha foi convidado a abrir uma conta por Marcelo Tas (@marcelotas ), colega de bancada do extinto "CQC", programa humorístico de notícias da Band. Ele diz que a rede tem alto potencial para que falas sejam tiradas de contexto, mas que serve bem a um humor rápido, feito em tempo real –um dos atrativos do serviço.

    "O Twitter ainda tem um espaço a ocupar", defende o comediante, que sempre trabalhou com vídeos. "Junto ao YouTube, é uma das redes mais legais que existem na internet", diz.

    *

    TRENDING TOPICS
    Veja alguns dos eventos mais marcantes da rede social

    21 de março de 2006

    Há dez anos, o cofundador e diretor-executivo do Twitter, Jack Dorsey, tuitava pela primeira vez. A rede social se chamava twttr

    Jack Dorsey

    23 de agosto de 2007

    O usuário @chrismessina propõe o uso do símbolo # para agregar tuítes sobre um mesmo tema. Era o nascimento das #hashtags

    Chris Messina

    15 de janeiro de 2009

    Um avião da U.S. Airways foi obrigado a pousar no rio Hudson, em Nova York. O usuário @jkrums, a bordo de um barco, publicou uma foto

    Janis Krums

    13 de abril de 2010

    A rede social passa a aceitar publicidade, com os chamados "tuítes promovidos". Era uma forma de monetizar a plataforma

    Janeiro de 2011

    A Primavera Árabe no Egito ganha o site, com cobertura em tempo real contra Hosni Mubarak

    2 de março de 2014

    A comediante e apresentadora Ellen Degeneres tuíta a selfie mais famosa do mundo, durante a cerimônia do Oscar

    The Ellen Show

    21 de março de 2016

    Com dificuldade para atrair novos usuários, o Twitter completa 10 anos

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024