• Tec

    Saturday, 04-May-2024 16:35:50 -03

    Empresas de tecnologia dos EUA querem mudar supervisão da internet

    DA REUTERS

    13/09/2016 12h37

    Damian Dovarganes - 27.fev.2016/Associated Press
    Empresas de tecnologia dos EUA cobram mudança em supervisão da internet
    Empresas de tecnologia dos EUA cobram mudança em supervisão da internet

    Grandes companhias de tecnologia —incluindo Facebook, Google e Twitter— estão cobrando do Congresso dos Estados Unidos apoio para um plano em que o governo americano cederá o controle do sistema de supervisão da internet para a comunidade global.

    O Departamento de Comércio dos EUA tem o papel de supervisão da gestão da internet, principalmente porque a rede mundial de computadores se desenvolveu no país.

    Alguns parlamentares republicanos estão tentando bloquear a entrega do sistema para membros da comunidade global, algo que incluiria empresas, especialistas em tecnologia e defensores de interesses públicos. Segundo os parlamentares, a cobrança pode prejudicar a liberdade on-line ao dar direitos de votos a governos autoritários.

    O plano de transferir a supervisão da internet da organização não lucrativa Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) está marcado para ocorrer em 1º de outubro a menos que o congresso dos EUA bloqueie a transferência.

    Em uma carta datada de 13 de setembro, segundo cópia obtida pela Reuters antes de ser enviada, as empresas de tecnologia afirmam que é imperativo que o congresso dos EUA não atrase a transição.

    "Uma internet global e estável é essencial para nossa segurança econômica e nacional e continuamos comprometidos em completar a transição de quase 20 anos para um modelo de múltiplos participantes que melhor servirá aos interesses dos EUA", afirmam as empresas na carta.

    Outras empresas que assinam o documento incluem Amazon, Yahoo e várias organizações da área de tecnologia.

    O senador Ted Cruz, do Texas, lidera a oposição à transferência. Ele vai realizar uma audiência no congresso na quarta-feira para rever a transição, criticada por ele como uma "entrega de nossa liberdade na internet".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024