• Tec

    Thursday, 02-May-2024 09:53:02 -03
    BBC

    Trocar a mão que segura o celular pode melhorar conexão, diz estudo

    DA BBC BRASIL

    15/09/2016 11h10

    Thinkstock
    Especialista recomenda que celular seja colocado sobre mesa na hora de ligações
    Especialista recomenda que celular seja colocado sobre mesa na hora de ligações

    Quando o sinal do celular está ruim, costumamos culpar a operadora, mas a razão do problema pode também estar no próprio corpo.

    Um novo estudo aponta que trocar a mão com que seguramos o aparelho melhora a qualidade das conexões de voz e de dados.

    O autor da pesquisa, o cientista Gert Pedersen, da Universidade Aalborg, da Dinamarca, explica que a razão é o design das antenas, que ficam justamente onde costumamos posicionar as mãos para segurá-los.

    "Os fabricantes não deveriam colocar as antenas em regiões sensíveis, onde normalmente ficam nossas mãos", disse Pedersen à BBC News.

    "Mas fazem isso para otimizar o espaço (no interior do aparelho). Pelo mesmo motivo, não usam o melhor modelo de antena possível."

    SINAL FRACO

    Gert Pedersen
    Pesquisador testou 26 modelos diferentes de celular
    Pesquisador testou 26 modelos diferentes de celular

    O pesquisador avaliou o desempenho de 26 modelos de celular diferentes. Os aparelhos foram posicionados em um boneco de testes e em um suporte que simula o uso sem as mãos.

    Os resultados mostraram que a conexão de voz é a mais afetada de acordo com a mão usada. Nos piores casos, o sinal transmitido pelo telefone ficou cem vezes mais fraco.

    Ainda que menos afetada, a conexão de dados também piorou nos testes, fazendo com que, em alguns casos, o download de dados ficasse cinco vezes mais lento.

    Os testes mostraram, por exemplo, que o Galaxy S7 Edge, da Samsung, o P9, da Huawei, e o Lumia 650, da Microsoft, funcionam melhor na mão esquerda, enquanto o iPhone 6S Plus, da Apple, o G5, da LG, e o HTC 10 têm melhor desempenho na mão direita.

    Para contar esse problema por completo, o pesquisador recomenda cultivar novos hábitos ao usar o telefone, como fazer ligações com o aparelho sobre a mesa e conectado a um fone de ouvido.

    "Se puder usá-lo sem as mãos, faça isso. Assim, o sinal melhora bastante", disse Pedersen.

    "Outra coisa que você pode fazer é não segurá-lo com muita força contra a cabeça. Tente fazer isso de forma mais leve, e você terá uma conexão muito melhor."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024