• Tec

    Saturday, 04-May-2024 17:28:40 -03

    Brasileiros desenvolvem aparelho para examinar retina com smartphone

    DE SÃO PAULO

    14/10/2016 20h09 - Atualizado às 20h44

    João Brito/Folhapress
    SAO PAULO - SP - 23.04.2010 - A Faculdade do ABC fez um mutirao de atendimento oftalmologico para crianças de 6 a 7 anos. Elas receberam camisetas coloridas e passaram por uma bateria de exames de visao. Tambem foram distribuidos oculos que serao entregues nas salas de aula. (JOAO BRITO/FOLHA IMAGEM SAUDE). ***EXCLUSIVO FOLHA***
    Expectativa dos inventores é que equipamento custe dez vezes menos que um retinógrafo de mesa

    Três brasileiros que desenvolveram o protótipo de um equipamento para fazer exames de retina com um smartphone disputam em novembro a final de uma competição internacional de inovação na Alemanha.

    A informação é do jornal "O Estado de S. Paulo". O SRC (Smart Retinal Camera) foi desenvolvido por três ex-alunos da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos para ser uma versão portátil de um retinógrafo, que registra imagens da retina e é utilizado para detectar lesões nos olhos.

    José Augusto Stuchi, engenheiro de computação e um dos criadores, afirmou à reportagem que o SRC tem um custo dez vezes menor que um equipamento padrão, que pode chegar a R$ 70 mil ou R$ 80 mil.

    Segundo o engenheiro, o projeto foi iniciado com testes feitos em um olho mecânico, há dois anos. O grupo agora tenta realizar testes em universidades e avalia obter uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ampliar os testes. A expectativa é que o SRC esteja no mercado até 2018.

    Em setembro, os três brasileiros participaram da edição nacional da competição Falling Walls Lab, que reúne soluções inovadoras de várias áreas e reuniu 94 projetos. Agora, se preparam para mostrar o protótipo na Alemanha, na final mundial, em que 99 concorrentes de outros países estarão presentes.

    Reprodução/Youtube
    Protótipo do equipamento desenvolvido por brasileiros que permite transformar um smartphone em um aparelho capaz de examinar a retina e o olho humano
    Protótipo do SRC, desenvolvido para fazer exames de retina com um smartphone

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024