• Tec

    Thursday, 02-May-2024 17:05:38 -03

    Ataque a provedor de web afeta sites e redes sociais na costa leste dos EUA

    DA REUTERS

    21/10/2016 15h21

    Kacper Pempel/REUTERS
    Ataque de hackers atinge sites na costa leste dos EUA
    Ataque de hackers atinge sites na costa leste dos EUA

    Grandes empresas de internet tiveram interrupção de serviços por diversas horas na manhã desta sexta-feira (21), conforme a fornecedora de infraestrutura para internet Dyn informou que foi atingida por um ciberataque que interrompeu o tráfego principalmente na costa leste dos Estados Unidos.

    A rede social Twitter, o Spotify, o site de discussões Reddit e o site de notícias Vox estavam entre as empresas cujos serviços caíram nesta manhã.

    A divisão de serviços web da Amazon.com, uma das maiores empresas do mundo de computação em nuvem, também divulgou uma falha que durou diversas horas. Não ficou imediatamente claro se estava ligado ao ataque na Dyn e representantes da Amazon não foram imediatamente localizados.

    Houve ainda uma segunda onda de ataques à rede durante toda a tarde, que foi resolvida às 17h.

    O vice-presidente executivo da Dyn, Scott Hilton, disse em um comunicado que a empresa estava investigando para determinar como o ataque levou à interrupção.

    "Nossa prioridade ao longo das últimas horas tem sido nossos clientes e a recuperação de seus desempenhos", disse.

    Segundo o executivo, o problema foi resolvido aproximadamente às 11h20 (horário de Brasília). Anteriormente, a empresa havia informado que seus engenheiros estavam trabalhando para responder a um "ataque" que afetou principalmente usuários na costa leste.

    A Dyn é uma empresa sediada em Manchester, New Hampshire, provedora de serviços para o gerenciamento de servidores de nomes de domínio (DNS, na sigla em inglês), que funciona como mesa de controle conectando tráfego da internet.

    O FBI (Federal Bureau of Investigation) disse que irá investigar o ataque e suas possíveis causas. Segundo os investigadores, ainda não está claro se o crime foi apenas um ato criminoso ou se tinha como intenção atacar o Estado americano.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024