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    Uber quer oferecer serviço de carros voadores na próxima década

    DE SÃO PAULO

    27/10/2016 16h58

    Divulgação
    Uber Elevate
    Ilustração do Uber Elevate

    Carros voadores operados sem pilotos, no automático. A ideia pode parecer um mero cenário futurista em um filme de ficção, mas é o plano que a empresa Uber planeja por em prática em um tempo relativamente curto –na próxima década.

    Nos próximos dez anos, a empresa quer criar um novo serviço chamado Uber Elevate, que vai transportar passageiros em pequenos carros elétricos voadores. "E se você pudesse economizar quatro horas na viagem de ida e volta do centro de São Paulo a Campinas?" diz o documento de apresentação da proposta.

    As novas aeronaves, que prometem ser mais baratas e menos barulhentas que helicópteros, se chamariam VTOL, e seriam capazes de decolar e pousar verticalmente. Segundo a empresa, os veículos voadores não seriam construído por eles, mas em parceria com alguma companhia especializada.

    Inicialmente, o Uber Elevate seria pilotado por humanos. No futuro, porém, os pilotos se tornariam obsoletos. As pequena aeronaves –que poderão voar a até 160 km/h– voariam e estacionariam de maneira autônoma em helipontos ou até mesmo nos terraços de prédios pela cidade.

    A proposta futurista, porém, para ser concretizada, terá que vencer uma série de entraves, aponta a própria empresa em seu documento de apresentação. O novo modelo de aeronave precisaria ser regulamentado em diversos países, processo que pode ser longo, caro e demorado, uma vez que é necessário comprovar a segurança do mesmo.

    A regulação do tráfego aéreo, que é comandada no Brasil pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é outra barreira que precisaria ser superada. O controle de um tráfego intenso de pequenas aeronaves individuais pode se mostrar um desafio, uma vez que os veículos devem seguir regras muito específicas de forma a prevenir eventuais acidentes fatais.

    Outra preocupação da empresa é o custo. A proposta do Uber é que o serviço seja utilizado em larga escala, mas a demanda só seria suficiente para tornar o modelo operacional a um custo reduzido. Como a produção e manutenção de aeronaves ainda tem um preço muito alto, a empresa ainda teria um longo caminho a percorrer para tornar sua proposta economicamente viável.

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