• Tec

    Saturday, 04-May-2024 15:17:12 -03

    Dificuldade de uso de novas funções afasta consumidor da Apple

    DO "NEW YORK TIMES"

    11/06/2017 02h00

    A Apple, que na semana passada apresentou suas novidades para iPhones e outros aparelhos, tem enfrentado uma questão bastante difícil: muitas das suas funções atuais são complicadas demais para boa parte dos usuários.

    No ano passado, o principal executivo da empresa para o desenvolvimento de software, Craig Federighi, apresentou no evento anual de desenvolvedores como pedir comida e enviar imagens divertidas pelo aplicativo Messages.

    A ideia era tornar o Messages, um dos aplicativos mais populares do iPhone, uma ferramenta tão útil como o chinês WeChat.

    Mas o processo de encontrar e instalar outros aplicativos no Messages é tão complicado que muitos usuários não têm nem ideia de que poderiam fazer isso, segundo desenvolvedores e analistas.

    O DoorDash, um aplicativo para entrega de comida e que foi usado por Federighi como exemplo durante apresentação no ano passado, abandonou a sua ferramenta para o Messages poucos meses após o lançamento, por falta de interessados.

    A mesma falta de entusiasmo entre usuários e desenvolvedores tem limitado a popularização da ferramenta 3-D Touch, do iPhone. Essa tecnologia reconhece a força do toque na tela e permite, por exemplo, ver um e-mail sem abri-lo.

    Além disso, as vendas do Apple Watch têm sido afetadas pela dura curva de aprendizado para usá-lo, que exige que os usuários dominem as técnicas de empurrar, girar e tocar várias partes do relógio.

    A start-up britânica Velapp acabou de lançar um aplicativo para gravar vídeo que usa o 3-D Touch para ajudar os usuários a escolher as melhores parte da gravação enquanto ainda estão filmando.

    Segundo David de Min, presidente-executivo da empresa, poucos desenvolvedores estão usando essa tecnologia em parte porque poucos donos de iPhone estão cientes dela.

    "Não é algo que você realmente consegue ver", disse. "As pessoas não entendem", completou.

    Os números comprovam o avanço lento dos aplicativos para o Messages e do 3-D Touch.

    Há apenas 5.000 aplicativos para a ferramenta, segundo a consultoria Sensor Tower. Dos 2,5 milhões de aplicativos presentes na loja virtual da Apple, 3.600 afirmam serem compatíveis com o 3-D Touch.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024