• Tec

    Thursday, 28-Mar-2024 09:57:26 -03

    Gigantes da tecnologia precisam de novas regras, diz criador da Web Summit

    DA REUTERS

    06/11/2017 14h33

    Damien Meyer - 28.set.2017/AFP
    This photograph taken on September 28, 2017, shows a smartphone being operated in front of GAFA logos (acronym for Google, Apple, Facebook and Amazon web giants) as background in Hédé-Bazouges, western France. / AFP PHOTO / Damien MEYER
    Usuário mexe em celular na frente de logos de gigantes da tecnologia na França

    Empresas de tecnologia como Google e Facebook parecem monopólios e precisam de novas regras, disse o organizador de uma das maiores conferências de tecnologia do mundo.

    Paddy Cosgrave, cuja conferência anual Web Summit acontece em Lisboa nesta semana, se junta aos crescentes pedidos de uma regulamentação mais rígida para grandes empresas de tecnologia, especialmente após as notícias de que a Rússia pode ter manipulado a última eleição norte-americana com anúncios políticos no Facebook.

    Ele disse que as recentes iniciativas da comissária europeia para competição, Margrethe Vestager, podem gerar grandes mudanças para empresas de tecnologia e ajudar a nivelar o mercado em um setor que está causando um profundo impacto nas sociedades.

    Vestager, que falará na Web Summit na terça-feira (7), tem aplicado enormes multas por impostos não pagos e concorrência desleal a grandes empresas de tecnologia, incluindo Apple, Google e Amazon nos últimos anos.

    "Em termos econômicos, essas companhias parecem ter caído na definição clássica de monopólios", disse Cosgrave.

    "E se ela [Vestager] for bem-sucedida, provavelmente estabelecerá os padrões para o resto do mundo e irá inaugurar uma mudança fundamental na maneira como as maiores e mais lucrativas companhias da história são tratadas. Isso muda o mercado para todas as outras empresas."

    Cosgrave disse que muitos assumem que a nova tecnologia é apenas positiva, mas muitas vezes "pode ser incrivelmente perturbadora."

    Ele disse que a necessidade de novas regras se assemelha às mudanças tecnológicas do passado, como a invenção dos automóveis.

    "Tivemos um sistema operacional que, em geral, com algumas modificações a cada década, funcionou nos últimos 200 anos", disse Cosgrave.

    "E, de repente, você tem que ser ingênuo ou ter a cabeça enterrada na areia para não perceber que o próprio tecido de nossa sociedade, certamente a sociedade ocidental, parece estar sendo puxado e esticado de maneiras estranhas. Eu acho que nós precisamos de um novo sistema operacional."

    A Web Summit cresceu para se tornar uma das maiores conferências de tecnologia do mundo, passando de 400 participantes quando começou em Dublin em 2010 para 59 mil nesta semana. De um evento direcionado para start-ups de tecnologia e investidores, passou a atrair cada vez mais políticos e reguladores. O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Antonio Guterres, também deve participar do evento em Lisboa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024