• Tec

    Saturday, 27-Apr-2024 17:20:49 -03

    Brasil deve ter lei de proteção de dados só no fim de 2018, dizem especialistas

    RAPHAEL HERNANDES
    DE SÃO PAULO

    24/12/2017 02h00

    Uma lei geral de proteção de dados deverá ser aprovada no Brasil só no fim de 2018, ou em 2019.

    Essa é a expectativa de especialistas ouvidos pela reportagem, que defendem a necessidade da legislação e esperavam a aprovação ainda em 2017. As eleições devem impedir que o tema tenha espaço no primeiro semestre de 2018.

    "O que nos deixa mais tranquilo é uma virada de mesa em relação ao governo se preocupar com proteção de dados", avalia Rafael Zanatta, advogado e pesquisador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. "Perdemos a oportunidade de aprovação [da lei geral de proteção de dados] neste ano. 'N' pautas do governo federal deslocaram os deputados desse interesse".

    Contratos de internet
    Ler contratos termos de serviços de internet é tarefa longa, mas é preciso ter cuidado

    A ideia é criar uma autoridade de proteção de dados pessoais –semelhante ao que existe na Europa–, para regulamentar o setor e que tenha poderes de polícia para realizar fiscalização e auditagem.

    Hoje, o trabalho voltado a proteção de dados dos cidadãos é feito por órgãos de defesa do consumidor, como Procons e a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, e pelo Ministério Público.

    A área é regida principalmente pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Marco Civil da Internet. Eles regem, por exemplo, como serviços na internet (como redes sociais e e-mail) tratam os dados de seus usuários.

    Na prática, no entanto, é difícil dizer se as normas são cumpridas. "Falta uma verificação exaustiva", diz Rafael Zanatta, pesquisador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

    Para o procurador Carlos Bruno Pereira da Silva, coordenador do grupo de trabalho de tecnologias da informação do Ministério Público Federal, é necessária essa autoridade para cumprir sanções já presentes no Marco Civil.

    "No fundo, o Ministério Público entende que há o direito à proteção de dados no Brasil, mas não adianta haver meramente o direito.Tem que haver uma autoridade com controle de bancos de dados no país", afirma Silva.

    Termos de adesão

    PROJETOS

    O Brasil tem dois projetos de lei específicos para a proteção de dados, o PL 5276/20016, em tramitação na Câmara, e o PLS 330/2013, em tramitação no Senado.

    Apesar de especificarem como seria o funcionamento dessa autoridade de proteção de dados, nenhum desses projetos de lei tem autonomia para, de fato, criar o órgão.

    Por isso, uma das possibilidades é que –ao menos temporariamente– a Senacon abrace essa função.

    "Vai ter um vácuo político-regulatório, não podemos deixar um velho oeste. A Senacon tem uma tradição construída de regulação nesse caso", diz Zanatta.

    O que eles coletam

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024