• Top of Mind

    Monday, 29-Apr-2024 08:07:44 -03

    Mais próximas dos consumidores, Coca-Cola e Omo são as mais lembradas

    FÁTIMA FERNANDES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    24/10/2012 22h50

    Milhares de e-mails e ligações fizeram a Unilever voltar atrás de uma decisão.

    Quando deixou de fabricar o Omo Progress, há dois anos, a ideia era renovar o portfólio. Não deu certo.

    Agências contam como é cuidar das marcas mais lembradas
    Coca-Cola é o refrigerante mais lembrado e Skol lidera entre cervejas
    Extra passa Carrefour; Casas Bahia, Omo e Suvinil seguem líderes

    Editoria de Arte/Folhapress

    A forte reação dos consumidores contra a retirada dos produtos das prateleiras fez com que a empresa relançasse o Omo Progress+ neste ano, com nova fórmula e embalagem.

    A Coca-Cola também foi surpreendida em 2012. Uma consumidora de Porto Alegre (RS) decidiu fazer a festa de casamento com o tema da marca.

    Pediu para a companhia cartazes para usar na decoração e disse que a música da campanha Razões para Acreditar, que inspira o otimismo, tinha tudo a ver com "o momento mágico" que vivia.

    A força das marcas Coca-Cola e Omo, na visão das próprias empresas e de especialistas, está justamente nas ações para torná-las mais próximas dos consumidores.

    Hoje, eles têm abertura para dar palpites sobre produtos e fazer reclamações, principalmente por meio das redes sociais.

    A fórmula aparentemente simples deu certo: Omo e Coca-Cola lideram mais uma vez o ranking da pesquisa Folha Top of Mind.

    Omo atingiu 7% de lembrança e Coca-Cola 5%. As duas estão tecnicamente empatadas.

    Com ou sem empate técnico, Omo é líder desde 1993, ano da primeira edição do Top do Top. Coca-Cola dividiu a vitória com Omo em quase todos os anos. Já a Nestlé esteve na lista das campeãs em cinco edições dos anos 2000. Neste ano, aparece com 3% de citação, junto com a Nike.

    "A força de ambas tem a ver o envolvimento no mercado local. O Natal origina campanhas mundiais da Coca-Cola, mas ela investe também em ações voltadas ao futebol, esporte associado ao Brasil", diz Eduardo Tomiya, diretor-geral da Brand-Analytics, consultoria especializada em gerenciamento de marcas.

    No caso de Omo, ele cita a ação na favela Heliópolis, em São Paulo, onde uma lavanderia comunitária foi instalada em 2004.

    A Coca-Cola, criada em 1886 nos Estados Unidos a partir de um xarope, chegou ao Brasil em 1942. Já Omo -sigla de "old mother owl" (velha mãe coruja, em inglês)- veio ao país em 1957.

    Hoje detém 47,8% das vendas nacionais de sabão em pó.

    Ilustração Fernando Volken Togni

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024