• Top of Mind

    Thursday, 02-May-2024 16:28:53 -03

    Samsung e Suvinil são as que mais cresceram em relação ao ano passado

    VANESSA BELTRÃO
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    24/10/2012 22h50

    Duas marcas deram juntas o maior salto do Folha Top of Mind em 2012. Samsung e Suvinil venceram a Top Performance, categoria que destaca a maior arrancada na pesquisa Datafolha na comparação com o ano anterior.

    No quesito notebook, a sul-coreana passou de 5% de lembrança em 2011 para 10% neste ano.

    Natura e Ypê dividem liderança entre empresas com engajamento ambiental
    Estampada no uniforme da seleção, Nike é a mais lembrada
    Nike e Olympikus dividem a medalha

    Já na categoria tinta, a Suvinil pulou de 31% para 36%. Mesmo com atuação em mercados diferentes, ambas tiveram lançamentos fortes em 2012 e investiram pesado em divulgação.

    A Samsung, por exemplo, patrocinou os Jogos Olímpicos de Londres e o festival de música Sónar SP. No próximo ano, já está garantida como patrocinadora da Copa Libertadores 2013 e das eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul.

    Também ganhou visibilidade com lançamentos como o smartphone Galaxy S 3, nas lojas desde maio. De lá para cá, já foram vendidos mais de 20 milhões de aparelhos no mundo.

    "A Samsung é hoje a maior empresa de eletroeletrônicos do mundo e o Brasil é chave para essa conquista, o que direciona ainda mais os investimentos e a atenção da companhia", diz Silvio Stagni, vice-presidente de marketing e vendas da Samsung no Brasil.

    A Samsung Electronics alcançou lucro global de US$ 7,3 bilhões (R$ 14,76 bilhões) no terceiro trimestre deste ano.

    O país também está forte em tinta de parede. Já é quinto maior mercado mundial do setor, perdendo apenas para Estados Unidos, China, Índia e Alemanha.

    "Quando perguntamos ao consumidor o que ele usa para decorar a casa, mais de 80% fala tinta em primeiro lugar", diz Eugênio Luporini Neto, vice-presidente de tintas imobiliárias e repintura automotiva para a América do Sul da BASF, dona da Suvinil.

    A empresa credita o salto na lembrança dos brasileiros aos investimentos de R$ 180 milhões em publicidade. Em 2012, a principal campanha estrelou o casal de atores Grazi Massafera e Cauã Reymond com direção de Fernando Meirelles.

    Outro fator é a inovação, diz a empresa: eles lançam, em média, seis produtos por ano. Alguns dos mais recentes são Suvinil Acrílico AntiBactéria, com duração de dois anos, e Suvinil Banheiros e Cozinhas, para pintar áreas úmidas.

    Ilustração Fernando Volken Togni

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024