• Top of Mind

    Wednesday, 01-May-2024 01:50:47 -03

    História do prêmio

    DE SÃO PAULO

    24/10/2012 22h50

    "Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?" Com essa pergunta, o Datafolha vem realizando, desde 1991, o mais importante levantamento de marca do país. Os dados fornecem um panorama da evolução das "brands" que circulam no mercado e ganha relevância no meio empresarial e de comunicação.

    A pesquisa Folha Top of Mind foi a primeira do gênero a ser realizada com abrangência nacional e a tornar públicos os seus resultados. Antes, essas informações ficavam restritas às empresas que encomendavam esse tipo de estudo.

    Ser conhecida é a primeira condição para o sucesso da marca e saber o quanto ela é lembrada é informação que vale ouro. Isso serve como base para as "ações de branding", como são chamadas as estratégias de defesa do patrimônio da marca no jargão publicitário.

    METODOLOGIA 2012

    A pesquisa Datafolha para o prêmio Folha Top of Mind é um levantamento estatístico com sorteio aleatório dos entrevistados.

    A amostra total foi de 5.293 entrevistados. A margem de erro decorrente desse processo de amostragem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%. Isso significa que, se fossem feitos cem levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

    O resultado da pesquisa possibilita a segmentação dos resultados por regiões do país, natureza do município (região metropolitana ou interior), variáveis sociodemográficas (sexo, idade, classificação econômica, escolaridade, renda familiar mensal) e lembrança de marcas (top e awareness de determinadas categorias de produtos).

    CATEGORIAS

    Neste ano, a pesquisa incluiu nove novas categorias. No total, o prêmio Folha Top of Mind é constituído por 43 categorias e 7 categorias especiais.

    Para 2012, elas são:

    TOP ESPECIAIS

    Top do Top As marcas mais lembradas pelo consumidor, independentemente da categoria.

    Top Performance As marcas que mais se destacaram em relação ao último ano.

    Top Meio Ambiente As marcas mais lembradas por sua atuação na preservação do meio ambiente.

    Top Copa do Mundo As marcas mais lembradas quando se fala em Copa do Mundo

    Top Olimpíada As marcas mais lembradas quando se fala na competição

    Top Feminino As marcas mais lembradas pelas mulheres.

    Top Masculino As marcas mais lembradas pelos homens.

    TOP CATEGORIAS

    Carro
    Combustível
    Pneu
    Fogão
    Máquina de lavar
    Geladeira
    Notebook
    Aparelho de TV
    Ventilador
    Supermercado
    Lojas de Móveis e Eletroeletrônicos
    Tinta de Parede
    Sabão em pó
    Top Alimentação
    Leite
    Sorvete
    Chocolate
    Adoçante
    Maionese
    Margarina
    Smartphone
    Banda larga
    Operadora de celular
    TV por assinatura
    Agência de viagens
    Top Higiene
    Antisséptico bucal
    Pasta de dente
    Aparelho de barbear
    Protetor bolar
    Fralda
    Tintura de cabelo
    Sabonete
    Xampu
    Desodorante
    Finanças
    Banco
    Cartão de crédito
    Plano de saúde
    Seguro
    Poupança
    Refrigerante
    Cerveja

    VEJA EDIÇÕES ANTERIORES DA FOLHA TOP OF MIND

    2011
    2010
    2009
    2008
    2007
    2006
    2005
    2004
    2003
    2002

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024