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    Top of Mind 2015

    Risqué vai das unhas para a cabeça das mulheres; homens consagram a Pirelli

    DÉBORA YURI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    26/10/2015 21h30

    O público feminino tem um novo eleito: o esmalte Risqué venceu pela primeira vez a categoria que aponta a marca mais citada pelas mulheres entre todos os segmentos avaliados pela pesquisa Datafolha.

    Após três anos de estudos e investimentos da Hypermarcas, que detém a Risqué, a linha de esmaltes passou a ser 100% hipoalergênica, em 2014. "Isso originou um novo ciclo de crescimento também para o mercado. O projeto incluiu evolução e inovação em produto, embalagem e comunicação", explica Daniella Brilha, diretora de marketing.

    No segmento de esmaltes, a decisão de compra envolve cor, marca e preço, e a consumidora demora, em média, 15 minutos para fazer sua escolha na gôndola. Segundo a executiva, as brasileiras buscam customização, produtos e serviços que se adequem ao seu estilo e às suas necessidades.

    Um exemplo de serviço customizado é o aplicativo Simulador de Cores, que permite escolher um tom de pele e testar cores. Risqué desenvolve ainda ações voltadas às manicures, como revista segmentada e cursos de atualização.

    Para engajar o público, a marca aposta na cocriação de produtos ou conteúdo nas redes sociais. "É uma maneira de valorizar e reconhecer as nossas consumidoras. Chegamos a 7 milhões de fãs no Facebook, a liderança mundial da categoria", conta Daniella.

    Top of Mind 2015 - Top Feminino e Top Masculino

    Enquanto o Top Feminino registrou um vencedor inédito, o Masculino continua, há sete anos, nas mãos da Pirelli. Os campeões nessas duas categorias são determinados pela comparação do percentual obtido pelas marcas entre homens e mulheres em todo o Brasil. Ganham as marcas que conseguem a maior diferença.

    Segundo Marco Tronchetti Provera, diretor de marketing da Pirelli para a América Latina, o Brasil é um dos quatro mercados onde a marca tem maior reconhecimento, ao lado de Itália, Espanha e Alemanha. "Aqui, a paixão por carros é sólida, e nossa presença em esportes automobilísticos populares ajuda a fixar a marca neste segmento de público."

    Fornecedora de pneus da Fórmula 1 e da Stock Car, a empresa faz cerca de um terço das vendas ao consumidor final no mercado premium. "Nossa ligação com veículos de alto padrão, como Porsche, BMW, Mercedes-Benz e Land Rover, é relevante para aficionados por carros", diz Provera. A América Latina gera um terço do faturamento do grupo, e o Brasil é o principal mercado na região. Um em cada dois carros no país sai de fábrica com seus pneus.

    A Pirelli é uma marca italiana, mas se considera também brasileira. Ela chegou ao país em 1929. Alberto Pirelli, filho do fundador, porém, já pesquisava a borracha natural na Amazônia no início do século 20.

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