• Turismo

    Tuesday, 30-Apr-2024 15:21:49 -03

    Serviço 'porta a porta' ajuda quem quer viajar sozinho

    LIVIA SCATENA
    DE SÃO PAULO

    23/01/2014 04h00

    Preparar uma viagem sozinho requer algum esforço, como pesquisar em vários sites e montar planilhas. A internet, no entanto, oferece ferramentas que ajudam bastante.

    Para facilitar a vida de quem gosta de se programar sem as dicas -e os preços- de uma agência de viagem, sites criaram serviços "door to door" (de porta a porta em português).

    O Rome2rio, por exemplo, tem todas as coordenadas: dá opções desde a porta da casa do viajante (como chegar ao aeroporto mais próximo, de transporte público, táxi ou a pé), quais voos são possíveis (todas as empresas, escalas, frequência de voo etc.) e como ir do aeroporto de chagada ao hotel. Para o usuário, basta inserir o endereço de origem e o de chegada. O serviço é gratuito.

    Além disso, se o turista estiver na Europa, por exemplo, ele pode consultar horários (e preços) de passagens de trem ou de avião, e avaliar qual o melhor jeito de ir de um lugar para outro.

    Reprodução
    Reprodução do site Rome2rio, ferramenta door to door on-line
    Reprodução do site Rome2rio, ferramenta "door to door" on-line

    A ideia foi de Michael Cameron, que trabalhava como engenheiro da Microsoft, nos Estados Unidos. Em 2010, ele decidiu organizar todas as informações disponíveis sobre transporte em um só lugar. Voltou para Melbourne (Austrália), sua cidade-natal, e começou a criar o Rome2rio.

    "Embora usemos o Google Maps na composição visual dos mapas, a tecnologia do site é desenvolvida internamente", afirma o CEO do site, Rod Cuthbert. O site recebe atualmente, por mês, 900 mil visitantes únicos. "Estamos crescendo rapidamente, às vezes com um incremento de 20% em um só mês", diz Cuthbert.

    Desde 2012, o Rome2rio disponibiliza seus serviços também em português.

    routeRANK nasceu em 2006 quando o então pesquisador do Instituto Federal de Tecnologia Suíço Jochen Mundinger planejava uma viagem entre Lausanne (Suíça), onde trabalhava, e a Polônia, onde participaria de uma conferência.

    "Perdi muito tempo em diversos sites de busca e de companhias de trem e, então, tive a ideia do routeRANK", conta Mundinger. O site informa o usuário sobre rotas, dando opções sobre como ir de uma cidade a outra (ou de um país a outro) com as melhores tarifas.

    O routeRANK também cresceu no último ano, mas não precisa o número de acessos mensais.

    Reprodução
    Reprodução do site routeRANK, ferramenta door to door on-line
    Reprodução do site routeRANK, ferramenta "door to door" on-line

    "Mais que o número de visitantes, contamos os consumidores de nossos serviços. Somos uma empresa especializada em soluções de mobilidade porta a porta, multimodal e com vários critérios de rotas. Isso faz com que dezenas de consumidores e parceiros diferentes cheguem até nós", afirma Mundinger.

    SÓ PARA EMPRESAS

    O site francês KDS oferece o mesmo serviço, mas para um público restrito. A ferramenta, paga, tem como público-alvo empresas interessadas em um serviço facilitador de viagens de negócios -fundado há um ano, o site tem hoje 4.000 clientes corporativos e já emitiu mais de 100 mil licenças de uso.

    Ewan Ross, gerente de marketing do KDS, diz que, com a plataforma, a relação dos executivos com as viagens de negócio mudou. "Antes da plataforma, o processo de busca e reserva era uma experiência de compra, um processo que demandava muito tempo. O KDS criou uma solução que diminui o esforço do viajante."

    Segundo ele, só é necessário preencher os campos "de onde", "para onde" e "a que horas tenho de chegar/partir". "A plataforma faz todo o resto em menos de 12 segundos", afirma Ross.

    Por enquanto, não há planos de expandir o serviço ao viajante comum.

    *

    DE SÃO PAULO A LYON
    Veja como chegar até a cidade francesa com as plataformas on-line

    > routeRANK
    Europeus são os que mais usam o serviço

    Encontrou 111 opções para chegar a Lyon em 5 de fevereiro. Selecionou voos diretos ou até com quatro escalas. Dá para selecionar opções por tempo de viagem, preço ou gasto de CO2

    > Rome2rio
    50% dos usuários são europeus e 5% são sul-americanos

    Foi pedida uma rota entre o Conjunto Nacional (na avenida Paulista) e o hotel Hilton; o site deu quatro opções. A mais rápida (e barata) sugere pegar um ônibus da linha Guarulhos Airport, um voo direto para Lyon e, de lá, um trem da Rhônexpress; ao chegar a Vaulx-en-Velin, aconselha tomar a linha A do TCL até Masséna, descer e ir a pé (ou pegar um táxi) até o hotel

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024