• Turismo

    Saturday, 18-May-2024 09:08:51 -03

    Cidade histórica de Machu Picchu teme "invasão" de pelados

    DE SÃO PAULO

    20/03/2014 04h00

    Na semana passada, a polícia de Machu Picchu, no Peru, prendeu quatro turistas norte-americanos que tiravam fotos nus no meio das ruínas incas. Um australiano e outro neozelandês foram detidos no local pelo mesmo motivo em novembro passado –além deles, outras dez pessoas foram presas na cidade no ano passado.

    O órgão de turismo local teme que a prática, que não é proibida, se torne febre. Não ajudou muito o fato de um vídeo com dois turistas canadenses correndo sem roupas pelo parque ter se tornado um viral após aparecer no YouTube no início do mês.

    Veja vídeo

    O diretor de Cultura de Turismo local, Ricardo Ruiz Caro, divulgou nota em que afirma estar reforçando a segurança dos parques "a fim de evitar esses feitos lamentáveis que atentam contra o patrimônio cultural [do país]".

    Arquivo Pessoal
    Crédito foto: mynaketrip.comhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/03/140311_turistas_nus_machupicchu_rb.shtmlEm nova mania, turistas ficam nus para fotos e geram alerta em Machu Picchu
    Amichay Rab nu em Machu Picchu em 2007

    A iniciativa dos pelados, porém, não é nova. Em 2007, o israelense Amichay Rab tirou a roupa no local. Machu Picchu, aliás, não foi o único lugar em que ele colocou, digamos, as asinhas de fora: Rab tem um site onde mostra todos os lugares que visitou e ficou pelado para ser fotografado (inclui a Costa Rica, o Chile, a Bolívia e outros países da América Latina).

    Ele convida os visitantes do site a fazer o mesmo e mandar as fotos para que ele possa reproduzi-las, mas pouca gente se entusiasmou com a proposta (por enquanto).

    Na página do Facebook "Naked in Monuments", dá para ver fotos de turistas que mostraram o bumbum em pontos turísticos famosos, como na Muralha da China e no Cristo Redentor –a página, no entanto, não é atualizada desde 2012.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024