• Turismo

    Thursday, 02-May-2024 15:39:58 -03

    Um passeio selvagem em meio aos animais dos parques da Tanzânia

    DA ANSA

    02/04/2014 13h17

    A Tanzânia é um ótimo destino para quem gosta de viver aventuras em meio à natureza. O país africano tem infraestrutura para os turistas que optarem por fazer os roteiros que acompanham as grandes migrações dos animais selvagens do país.

    O Serengeti é o primeiro parque nacional criado na Tanzânia. O local, uma grande planície com cerca de 15 mil quilômetros quadrados, é chamado de "planície sem fim" pelos Masai (tribo que habita a região). O parque foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e a vizinha Área de Conservação Ngoronogoro ganhou o título de Reserva Internacional de Biosfera.

    Desde o mês passado, os dois locais são rota de migração dos gnus, zebras e veados que invadem a pista da savana seguindo em direção ao rio Grumeti, viagem que só termina em maio.

    Na realidade, uma vez por ano, todo o território tanzaniano é testemunha de grandes migrações desses animais magníficos. O número de animais, no entanto, está diminuindo ano após ano graças ao excessivo desmatamento e a caça predatória. As duas áreas naturais se tornaram as preferidas dos turistas que fazem safári pela região: todos utilizam guias locais especializados que levam os visitantes a 2.000 metros de altura para observar leões, leopardos, guepardos, elefantes, búfalos e rinocerontes. Também é possível encontrar zebras, gnus, antílopes, avestruzes e crocodilos enquanto se percorre as margens dos dois grandes rios que cortam o parque Serengeti.

    Já através das estradas do parque Ngoronogoro é possível encontrar os Masai. Com eles, também é possível se hospedar em tendas simples, feitas de lama e palha. Na língua dos Masai, o parque recebe o nome de "grande buraco", já que o local tem uma enorme cratera vulcânica, de 20 km de diâmetro. Durante o dia, é possível explorar as áreas que contam com espécies de hipopótamos e de flamingos rosa.

    Também em Ngoronogoro é possível encontrar os "cinco grandes" das savanas africanas: os leões, os rinocerontes, os elefantes, os búfalos e os leopardos.

    A cidade de partida para os dois parques é Arusha, que faz divisa com o Quênia, aos pés do monte Kilimanjaro –a mais alta montanha do continente africano com 5.895 metros de altura.

    De Arusha também é possível partir para conhecer outros dois parques: o lago Manyara, pequena área natural com savana, florestas, rios, lagos e a maior população de elefantes da Tanzânia, e o Parque Nacional Tarangire, frequentado especialmente pelos ornitólogos apaixonados pela convivência pacífica de centenas de espécies de aves.

    Não muito distante de Arusha, a pequena cidade de Moshi merece uma visita. O local é repleto de casas de campo coloridas e tem a presença dominante do pico nevado do Kilimanjaro.

    Normalmente, os turistas visitam os parques com viagens já organizadas com antecedência, através de guias locais que fazem os passeios com toda a segurança. É possível também optar pelo tipo de hospedagem no local: dormir em luxuosos lofts ou em grandes campings protegidos. Quem quiser mais aventura, pode optar por pequenos acampamentos no coração da savana africana.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024