• Turismo

    Wednesday, 01-May-2024 23:48:11 -03

    Conheça a Havana Velha, que reúne muita história e belas paisagens

    DA ANSA

    09/04/2014 10h00

    Antes que a zona Havana Velha se transforme em uma "Havana Nova" faça uma viagem para conhecer o local que reúne o melhor e o pior de Havana, capital de Cuba.

    É que o Parlamento cubano acaba de aprovar uma normativa que permite a entrada de capital estrangeiro no país, o que acabará contribuindo para transformar o local. A cidade amada pelo escritor norte-americano Ernest Hemingway, autor do clássico "O Velho e o Mar", que se passa em Cuba, também foi palco da revolução de 1959 comandada por Che Guevara e o pelo ex-mandatário Fidel Castro, e que mudou o curso do país.

    Desmond Boylan/Reuters
    Prédio em Havana, Cuba; cresce a venda de imóveis no país
    Prédio em Havana, Cuba

    A cidade de Havana reúne diversos atrativos, mas é principalmente em Havana Velha onde o turista pode sentir aquela atmosfera única no mundo, uma luz romântica e colorida. O bairro, construído no século 16, é considerado Patrimônio da Humanidade desde 1982 e pode ser visitado a pé, vagando pelas maravilhas da praça da Catedral e do Palácio dos Marqueses de Águas Claras.

    Já a parte mais moderna da cidade é Vedado, o bairro entre Maleón e a praça da Revolução, com uma belíssima estátua dedicada ao herói nacional José Marti, além de um enorme retrato de Che Guevara com as inscrições "Até a vitória, sempre" na parede do Ministério do Interior.

    O Castillo Del Morro, fortaleza construída para proteger a baía dos piratas, e o Farol Del Morro, sobre o ponto mais alto da colina, são os símbolos de Havana. Na mesma colina também está localizada a Fortaleza de la Cabana, onde todas as noites, às 21h, soldados disparam tiros de canhão no chamado "Canonazo de las nueve". Antigamente a tradição indicava o fechamento dos portões.

    Nos anos 1950, em frente ao Castello Del Morro foi construída a Fortaleza de San Salvador de la Punta. Já o Castillo de la Real Fuerza, na parte oriental do porto, é mais antiga das Américas. Outro local imperdível é a Praça de la Catedral, que abriga a Catedral de La Havana, que já conservou por um tempo as cinzas de Cristóvão Colombo.

    Também não deixe de tomar um mojito no famoso bar La Bodeguita del Medio. Hemingway chegou a declarar que "ninguém no mundo consegue preparar um mojito como os barmen da Bodeguita del Medio".

    Guilherme Tosetto/Folhapress
    Carros antigos circulam por Havana, capital de Cuba; ilha quer atrair mais turistas brasileiros
    Carros antigos circulam por Havana, capital de Cuba

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024