• Turismo

    Saturday, 18-May-2024 23:55:42 -03

    Na Samoa, pedida é visitar praias semidesertas no norte do país

    SOLLY BOUSSIDAN
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NA SAMOA

    15/05/2014 02h00

    É difícil chegar na Samoa: do Brasil, são necessários pelo menos três voos para aterrissar no país, que é composto por duas ilhas principais, Upolu –onde fica a capital Apia– e Savaii, e outras oito ilhotas menores.

    O país é formado pela porção ocidental de um arquipélago antigamente conhecido como Ilhas Navegadores. Enquanto esta parte conquistou a independência em 1962, a porção oriental permanece como território dos EUA.

    No caminho até Apia, a influência de séculos de colonização ocidental é visível: são mais de 20 igrejas cristãs de várias denominações no país –há mais assentos nas igrejas que pessoas no país.

    Na capital, o parlamento, em arquitetura modernista, lembra Brasília. A catedral, o mercado central, o memorial da bandeira alemã, a pracinha do relógio e o museu de Samoa completam o circuito turístico básico da cidade.

    Mais empolgante é rumar em direção ao porto, alugar um snorkel e partir para a reserva marinha de Palolo, onde recifes coloridos prosperam bem preservados.

    Há duas estradas principais no país, a primeira circunda a ilha, enquanto a outra corta Upolu rumo às areias negras de Aganoa, ao sul de Apia. No caminho está o Museu Robert L. Stevenson, dedicado ao autor de "O Médico e o Monstro" –o escritor escocês viveu seus últimos anos na Samoa.

    Dobrando à esquerda ao término da estrada em Aganoa, dá para parar em pequenas comunidades para ver as fales, cabanas típicas locais.

    Na ponta oeste de Upolu fica o terminal de balsa que leva a Savaii. Ao sul da ilha, vale a pena conhecer os "blowholes" de Alofaaga (espécie de gêiser formado pela força da água do mar batendo contra cavernas subterrâneas).

    *

    É A SUA PRAIA?

    Quem vai gostar Ecoturistas, mergulhadores, esportistas e mochileiros

    Visto não é necessário para brasileiros (mas é preciso ter passagem aérea de saída da ilha)

    Fuso +16h em relação a Brasília

    Dificuldade para chegar * 3,5

    Custo local inferior a R$ 155 por dia, por pessoa

    Moeda Tala Samoana (1 Tala Samoana = R$ 0,94)

    Nível de luxo ** 2

    * escala de 1 a 5= 1 (muito fácil), 2 (fácil), 3 (moderada), 4 (difícil), 5 (muito difícil)

    ** escala de 1 a 6= 1 (sem luxo, pouco conforto), 2 (pouco luxo disponível, conforto básico), 3 (algum luxo disponível, confortável), 4 (luxo disponível, bastante conforto), 5 (alto luxo disponível, muito confortável), 6 (altíssimo luxo disponível, conforto extremo)

    *

    COMPANHIAS AÉREAS QUE VOAM PARA A SAMOA
    Principal aeroporto Faleolo (em Apia)

    Fiji Airways de Nadi e Suva (Fiji) e de Honolulu (Havaí, EUA)
    Inter Island Airways, Samoa Air e Polynesian Airlines (operam no aeroporto de Fagalii, no centro de Apia) de Pago Pago (Samoa Americana), Tau (Samoa Americana - Inter Island) e Savai (voo doméstico, Samoa Air e Polynesian)
    Air New Zealand de Auckland (Nova Zelândia)
    Virgin Australia de Auckland, Sydney e Brisbane (Austrália)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024